Porto Velho/RO, 23 Março 2024 14:36:51
Diário da Amazônia

Mais de 2 mil índios serão imunizados

A vacinação faz parte da campanha nacional que pretende imunizar 115 mil índios em todo o território nacional.

Por J. Nogueira/Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 08/05/2018 às 17h18min

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Ji-Paraná realizará durante este mês de maio, a vacinação de 2.552 indígenas, somente na região do município. A vacinação faz parte da campanha nacional que pretende imunizar 115 mil índios em todo o território nacional. No município, a campanha foi lançada na última semana na Casa de Apoio ao Índio (Casai) com a presença de representantes dos povos indígenas e de autoridades.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS) a campanha tem como objetivo imunizar mais de 115 mil índios que vivem nas aldeias em todas as regiões brasileiras, sobretudo em áreas de difícil acesso e com baixas coberturas vacinais. Até 20 de maio, serão oferecidas todas as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação dos Povos Indígenas.

Segundo a enfermeira, Luana Garcia Mendes os índios apresentam imunidade com nível muito mais baixo, a forma cultural de viver, onde eles são mais frágeis pela gripe podendo evoluir para pneumonia e resultar em óbito. A campanha de multivacinação faz parte da Semana Mundial de Vacinação, promovida pela Organização Mundial da Saúde, e abrange 1.012 comunidades e 138 etnias indígenas. Participam da ação mais de dois mil profissionais que compõem equipes multidisciplinares de saúde indígena, inclusive agentes indígenas de saúde e de saneamento.

Na região de Ji-Paraná, 2.552 índios serão imunizados, e de acordo com Francisco Chagas Arara (Cacique Arara) a vacinação é considerada muito importante para todos. “Para nós, essa vacina fortalece a nossa saúde, de forma  geral. Todas as pessoas precisam ser imunizadas”, alertou. Francisco Arara, também lembrou que somente na região de Ji-Paraná são seis etnias a ser imunizadas contra a gripe. Luana Garcia lembrou que os índios que não vierem até a Casai, receberão a vacina em suas próprias aldeias.



Deixe o seu comentário