Porto Velho/RO, 09 Abril 2024 12:05:48
Diário da Amazônia

Mais de 300 urnas chegam a Cacoal

As 310 urnas pertencentes às duas zonas eleitorais – 11ª e 31ª – responsáveis pelas cidades de Ministro Andreazza e Cacoal chegaram..

A- A+

Publicado: 19/09/2014 às 14h46min | Atualizado 28/04/2015 às 20h25min

Adenilson Ferreira salientou que quem não digitou nenhum número, poderá receber orientações dos mesários

Adenilson Ferreira salientou que quem não digitou nenhum número, poderá receber orientações dos mesários

As 310 urnas pertencentes às duas zonas eleitorais – 11ª e 31ª – responsáveis pelas cidades de Ministro Andreazza e Cacoal chegaram no início desta semana e os 30 servidores do Tribunal Regional Eleitoral trabalham para execução do cronograma de ações a serem realizadas pelos cartórios neste período que antecede o dia 5 de outubro. Ao todo 1.364 pessoas foram convocadas pela Justiça Eleitoral para prestar serviço durante as eleições deste ano em Cacoal.

“Temos datas para carga e lacração das urnas, treinamentos dos mesários e os servidores estão no atendimento esclarecendo dúvidas dos eleitores”, explicou a chefe do 11° cartório eleitoral, Cariny Cielo. Estão previstos treinamentos para mesários de 24 a 26 de setembro e para os dias 27 e 28 deste mês a carga e lacração das urnas eletrônicas.

Assuntos sobre o processo eleitoral, a forma de propaganda permitida e a divulgação dos candidatos estão entre os assuntos da maioria das rodas de amigos até que seja finalizada essa temporada. “A democracia é um privilégio nosso e hoje temos a tecnologia em favor deste processo eleitoral. As pessoas precisam discutir mais sobre política”, expôs o técnico em sonorização Vaguinho Ravagnani.
Conforme os dados do Fórum Eleitoral, são aproximadamente 58 mil eleitores cadastrados na 11ª zona eleitoral de Cacoal e pouco mais de 7 mil eleitores na 31ª, que corresponde ao município de Ministro Andreazza.

Na recepção do cartório em Cacoal, o eleitor tem acesso a uma urna para simulação de votos e também o terminal de mesário. Conforme Adenilson Ferreira, muitas dúvidas estão sendo respondidas. “Eles perguntam se podem levar os números anotados e informações sobre a missão dos mesários também são repassadas. Como por exemplo, quem não votou para ninguém e nem digitou nenhum número, poderá receber orientações dos mesários”, explicou.

Sobre a falta de justificativas das eleições passadas e para aqueles que estão com o título cancelado, Mirian Antunes, auxiliar da 31ª Zona Eleitoral explicou que devem procurar informações junto ao cartório caso a caso.
Apesar de o prazo para regularização da situação eleitoral ter encerrado em maio deste ano, o eleitor pode se dirigir ao cartório a qualquer tempo para quitação junto ao fórum. Ela lembrou que aqueles ausentes por três pleitos consecutivos sem justificativa se enquadram na condição.
“A multa para cada justificativa fora do prazo é de R$ 3,50 e a regularização eleitoral poderá ser feita só após as eleições deste ano”, explicou a servidora.

Importância da votação

Em outubro de 2013, o fórum eleitoral de Cacoal promoveu a ‘Semana do Jovem Eleitor’ tendo como meta atrair o público entre 16 e 18 anos, para solicitar o título de eleitor pela primeira vez. Na ocasião, entre as finalidades estava a importância de conscientizar os jovens sobre o voto e antecipar o chamamento desses eleitores. De acordo com informações do Fórum Eleitoral mais de mil jovens entre 16 e 17 anos foram alcançados com a campanha.
Para André Guedes, que é secretário do Conselho de Juventude de Cacoal e participa de movimentos estudantis, os jovens estão se sentindo distantes do processo eleitoral pela maneira que tem sido conduzida no País. “Precisamos desmistificar a política para os jovens. Nem os adultos estão mais querendo discutir política e isso é muito sério. É através da política que nosso país é regido”, enfatizou o estudante de pedagogia.

Encerramento do projeto ocorreu no Ministério Público

Encerramento do projeto ocorreu no Ministério Público

Jovens de 16 a 19 anos vão participar do processo

Nas eleições o Tribunal Regional Eleitoral vai contar com apoio de jovens eleitores e fiscalizadores do processo eleitoral. Este ano 13 alunos da escola Clodoaldo Nunes de Almeida participaram do projeto ‘Patrulha Eleitoral’, desenvolvido com apoio do TRE – como parte do programa federal ‘Eleitor do futuro’.  O juiz eleitoral da 11ª Zona Eleitoral, Elson Pereira de Oliveira, ressaltou a importância da participação juvenil. “Eles ficam como os olhos da Justiça Eleitoral”, ressaltou. Além disso, o juiz enfatizou o papel determinante dos jovens no futuro do processo político no País, e lembrou que o projeto é uma forma de aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade. “Precisamos fazer com que as normas relacionadas à eleição sejam observadas e sejam cumpridas”, analisou ele. Cariny Cielo, que organiza o projeto em Cacoal disse que esperava maior participação dos jovens.



Deixe o seu comentário