Porto Velho/RO, 28 Março 2024 04:48:43
PLANTÃO DE POLÍCIA

Mais de 50 casos de violência doméstica é registrado em Rondônia

Dos casos, a Polícia Militar (PM) de Porto Velho marcou 16 crimes entre o sábado e o domingo.

Por Miguel Franco Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 11/07/2018 às 11h44min | Atualizado 11/07/2018 às 11h49min

Foto: Divulgação

Durante o último fim de semana, a Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil de Rondônia teve 52 registros de crimes de violência doméstica em todo o Estado. Dos casos, a Polícia Militar (PM) de Porto Velho marcou 16 crimes entre o sábado e o domingo.

Um dos casos aconteceu no sábado (7), onde uma mulher, de 53 anos, foi esfaqueada e teve a casa incendiada pelo ex-marido. O fato aconteceu no bairro Novo Horizonte, zona Sul de Porto Velho.

De acordo com a vítima, o ex marido invadiu a residência e começou uma discussão. Após a briga, o suspeito agrediu a mulher com um golpe de facão no ombro esquerdo, e a ameaçou dizendo “vou tocar fogo na tua casa, contigo dentro para você queimar com ela”. Logo após o supeito fugiu do local. Ele foi localizado recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Central de Flagrantes.

Caso semelhante aconteceu no bairro Nossa Senhora das Graças, no Centro da capital. A PM foi acionada após um casal brigar em casa. No local, os políciais encontraram o homem ainda agredindo a esposa.

A mulher apresentava várias lesões no rosto e havia sido esfaqueada nas costas. A vítima foi levada as presas para o Hospital e Pronto Socorro João Paulo II e o suspeito foi preso e encaminhado para a Central de Polícia.

Ranking

De acordo com o Atlas de Violência Contra a Mulher, divulgado em 2018, pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), Rondônia aponta a taxa de homicídio de 6,2 a cada 100 mil habitantes. O estado ficou na quinta colocação, perdendo para Roraima, Pará, Goiás e Mato Grosso.

Medidas Protetivas

Rondônia carrega os dados onde a cada mil mulheres, 2,1% receberam medidas protetivas em 2017 pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RO). Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Foram 2.155 medidas cedidas em 2017, apenas 148 a menos em relação ao ano de 2016 no Estado.

Combate

No comparativo dos anos de 2015 e 2016, o Atlas de Violência Contra a Mulher 2018, mostrou uma redução de 14,0% dos casos de violência contra as mulheres. Isto se dá ao trabalho de combate executado pelo Tribunal de Justiça do Estrado (TJ/RO).

Rondônia ultrapassou 100% da meta 8 estipulada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata do fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.



Deixe o seu comentário