Porto Velho/RO, 09 Fevereiro 2021 10:52:08
Saúde

Mais de 81 mil doses de vacinas ainda não foram aplicadas em Rondônia

Agevisa não recebeu os dados que comprovam a vacinação do total enviado aos municípios

Por Redação / Diário da Amazônia
A-A+

Publicado: 09/02/2021 às 10h47min | Atualizado 09/02/2021 às 10h52min

Lote de vacinas sendo entregue na Semusa / Foto: Roni Carvalho

A conta da quantidade de vacinas entregues pelo governo do estado aos municípios indica que as aplicações estão em ritmo lento. Rondônia tem apresentado elevado índice de contaminação com superlotação de leitos, a ponto de transferir pacientes para outros estados. A imunização é a forma mais segura de baixar os índices de contágios e de mortes pela covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus.

De acordo com o que foi divulgado ontem (8) pela Agevisa (Agência Estadual de Vigilância Sanitária), o estado já recebeu 107.008 doses de vacinas, que foram repassadas de imediato aos municípios. Pelas estatísticas de vacinas aplicadas, até o domingo (7), apenas 25.300 doses chegaram a ser aplicados nas pessoas de grupos de riscos. As outras 81.708 doses ainda não contavam nos relatórios.

Apesar da urgência de efetuar o plano de vacinação, a maioria das doses ou continuavam nos estoques das secretarias municipais, ou foram aplicadas e não aparecem nos registros. O caso é grave no contexto de controle imunológico durante uma pandemia. Até ontem (8), nenhum órgão fiscalizador se manifestou em cobrar respostas de onde estariam a maioria das doses das vacinas.

Rondônia já recebeu quatro lotes de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.

 

 



Deixe o seu comentário