Porto Velho/RO, 19 Março 2024 23:13:07
PLANTÃO DE POLÍCIA

Mais de 98 prisões em “Último Comando”

Crimes de roubos na região central de Ariquemes tem prejudicado até mesmo o comércio.

Por Ascom
A- A+

Publicado: 30/06/2015 às 11h11min

Uma equipe da diretoria geral da Polícia Civil concedeu entrevista à imprensa ontem

Uma equipe da diretoria geral da Polícia Civil concedeu entrevista à imprensa ontem

Uma força-tarefa liderada pela Delegacia de Repressão a Ações Criminosas e Organizadas (Draco), da Polícia Civil de Rondônia, desencadeou ontem, segunda-feira, uma ação para desarticular uma organização criminosa que agia a partir dos presídios estaduais. O grupo planejava atentados contra profissionais da segurança pública, incêndio a ônibus, e atuava no contrabando de armas, tráfico de drogas e roubos. No total, foram cumpridas 98 ordens de prisão. Restam outras 17 para serem executadas. A operação foi denominada Último Comando, que significa que a última palavra é do Estado e a obrigação deste é prender criminosos, segundo o Pedro Mancebo, diretor-geral da Polícia Civil.

PRESÍDIOS

Segundo o secretário de Segurança, delegado Antônio dos Reis, cada um dos envolvidos já foi qualificado e responderá por seus crimes, mas as investigações prosseguem e é possível que sejam responsabilizados por outros atos criminosos. O diretor-geral da Polícia Civil, Pedro Mancebo, admitiu que as investigações que serão realizadas a partir de agora poderão resultar em novas prisões.

A maioria dos presos já cumpria pena em unidades penais do Estado. Apenas 18 estavam em liberdade, Destes, 11 estavam em Porto Velho e os demais no interior. A operação mobilizou 27 equipes com 60 policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE), que atua nos presídios.

Com os suspeitos foram apreendidas seis armas diversas, um colete balístico, três carros, uma motocicleta, 1,5 quilo de cocaína, 56 quilos de maconha, balanças de precisão, um rádio HT, com o qual os suspeitos acompanhavam as informações trocadas entre policiais, além de instrumentos que seriam utilizados em roubos a banco.

Em Porto Velho, os policiais revistaram 23 celas no presídio Urso Branco, 10 celas do presídio Urso Panda, quatro celas no presídio Pandinha, duas celas no presídio Ênio Pinheiro e duas celas na Colônia Penal.

Rebelião em unidade é controlada

Durante a noite de sábado último uma rebelião foi contida na Casa Socioeducativa do município de Jaru após mais de três horas de tensão. Uma força policial destacada para controlar a situação precisou invadir o espaço dos menores e retomar a segurança. De acordo com as informações, havia seis menores reféns dos rebelados que ameaçavam eliminar os próprios colegas da unidade. A reclamação dos rebelados está relacionada à falta de condições para a internação. Com a invasão policial na unidade, os reféns foram liberados.

 



Deixe o seu comentário