Porto Velho/RO, 29 Março 2024 02:15:36
Diário da Amazônia

Mais de R$ 2,5 milhões são investidos na agricultura familiar

150 famílias beneficiadas com o Programa de Aquisição de Alimentos

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 24/07/2019 às 15h43min | Atualizado 24/07/2019 às 15h45min

 

O incentivo do governo do Estado começa no campo, com a produção agrícola, agropecuária, depois se estende para a comercialização, com a logística e a venda dos alimentos. O governo é um dos maiores compradores, só este ano já investiu mais de 2,5 milhões na aquisição de legumes, frutas e pescados. Na terça-feira (23), mais uma compra foi realizada, e cerca de 150 famílias produtoras rurais cadastradas na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater/RO) realizaram a entrega dos produtos adquiridos por meio de recurso federal do Programa de Aquisição Alimentar (PAA). O espaço da Associação dos Servidores da Emater (Asser) foi tomado pelo colorido das frutas e legumes.

“O governo pretende investir mais R$ 11 milhões na agricultura familiar. Os alimentos são comprados e doados para mais de 700 entidades socioassistenciais, como hospitais, escolas, entre outros”, destacou Arnaldo Brito, técnico de extensão da Emater.

A variedade de produtos é grande. São hortaliças, verduras, frutas, peixes e polpas que saem do campo com destino à mesa de milhares de rondonienses. Só em Porto Velho mais de quatro mil famílias consomem os produtos por semana.

Para Moisés Rocha, produtor rural que participa do programa desde 2014, o PAA mudou a vida de muitas famílias produtoras. “Através da Emater, a gente tem caminhão pra trazer os produtos, tem renda extra, tem clientes nas feiras, tem orientação. O melhor sustento da minha família sai daqui do programa” declarou contente o produtor rural.

Segundo dados da Emater, cerca de cinco mil famílias agrícolas do estado estão cadastradas no programa. O produtor Adalmir Viana já participa do PAA há quatro anos, e trabalha com a produção de melancia, banana, pescados entro outros produtos.  “O recurso que recebemos ajuda muito. E a gente busca sempre ofertar um produto de qualidade, ainda mais, porque,  alimenta muitas famílias, inclusive a nossa”, declarou o produtor.



Deixe o seu comentário