Porto Velho/RO, 23 Março 2024 19:11:40

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 11/12/2018 às 08h24min

A- A+

Mais que “maquiavélico”

O aviso de Maquiavel Mais que “maquiavélico”, o filósofo Nicoló Maquiavel era um sábio. Ensinou que “não há nada mais difícil..

O aviso de Maquiavel

Mais que “maquiavélico”, o filósofo Nicoló Maquiavel era um sábio. Ensinou que “não há nada mais difícil de realizar nem mais perigoso de controlar do que o início de uma nova ordem de coisas”. Depois da experiência no Chile, que resultou no neoliberalismo, a Escola de Chicago parece em vias de iniciar no Brasil um novo laboratório, que na falta de outro nome é intitulado “ultraliberalismo”.

Se assim for, de fato, será uma “nova ordem de coisas”. Com as mudanças que já se filtram pela equipe de transição Temer-Bolsonaro, há previsões de tempos difíceis para a manutenção das condições especiais conquistadas pela Amazônia desde o governo Figueiredo, que além de devolver o Brasil à democracia fixou metas importantes para o desenvolvimento do Norte brasileiro, favorecidas por facilidades.

Será uma lástima se o setor industrial venha a ser prejudicado por essa “nova ordem”. Dezenas de milhares de empregos já foram perdidos na Zona Franca de Manaus e isso tem causas. Algumas podem ser contornadas por ação política e legislação competente, mas outras são inevitáveis, como a evolução tecnológica levar à maior dispensa de mão de obra.

Cabe à inteligência amazônica levar em conta a realidade, agir com qualidade e ter em mente que a nova ordem veio para ficar.

……………………………………..

Rachaduras no PSL

O PSL cresceu muito nas eleições de outubro e já não se entende no âmbito estadual com o governador eleito Marcos Rocha, tampouco no plano nacional com o presidente eleito Jair Bolsonaro. Em Rondônia o partido quer mais espaço no governo e influenciar na eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Alguns dirigentes antigos também estão aborrecidos por terem sido preteridos.

Fogueira de vaidades

Já, em Brasília o comando da legenda pleiteia ocupar mais espaços nos ministérios e eleger os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, rolando uma baita fogueira de vaidades envolvendo os mais votados do partido em estados importantes com os filhos de Bolsonaro que não sabem fechar o bico para ajudar o pai. É preciso debelar os incêndios e botar ordem no serpentário.

Vice de Leo

Pedrinha no sapato do prefeito Hildon Chaves (PSDB), a vereadora Elis Regina (PC do B), principal liderança dos servidores municipais, já é cotada nos bastidores para ser candidata à vice-prefeita na chapa do deputado federal Leo Moraes nas eleições a prefeito de 2020. Pelo menos são os comentários nos bastidores políticos, estou vendendo o peixe como foi comprado na feira do Cai N’Àgua.

Em pé de guerra

Em Porto Velho, a um século, tudo o que acontece é culpa do prefeito de plantão e isto é válido para todos antecessores e sucessores, na estação das chuvas. Mas neste momento também existem pés de guerra contra: 1- Os transportes coletivos cuja licitação esta empacada 2 – Dos barqueiros de turismo chutados da orla do Complexo Madeira Mamoré 3 – Dos atingidos pelos problemas do transporte escolar.  

Novos rumos

Já se sabe que tanto o governador Daniel Pereira (PSB) como o atual presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho (MDB) já tem os rumos definidos a partir de fevereiro do ano que vem. Daniel Pereira assume a direção do cobiçado SEBRAE, Maurão será convidado a ocupar a secretaria geral do Parlamento estadual já funcionando no novo prédio que foi concluído na sua gestão.

 

Via Direta

***Voltando forte, o Sindicato dos Jornalistas de Rondônia esta ocupando o espaço perdido da representatividade da categoria no estado *** Com Sérgio Moro no pedaço, as facções criminosas que mandam e desmandam nos presídios (e fora deles…) já estão de barbas de molho *** Mas vão testar o pulso do novo ministro da justiça com rebeliões a ferro e fogo partir de janeiro *** Alguns setores da economia da capital rondoniense começam a reagir com a próxima troca de governo.  


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas