Porto Velho/RO, 05 Dezembro 2020 10:54:56

JoséLuiz

coluna

Publicado: 05/12/2020 às 06h00min | Atualizado 05/12/2020 às 10h54min

A-A+

Mais verba para o agro!

Mais verba para o agro!  A Diretoria do Banco do Brasil, em Brasília, liberou na semana passada uma verba suplementar no valor de R$ 210..

Mais verba para o agro! 

A Diretoria do Banco do Brasil, em Brasília, liberou na semana passada uma verba suplementar no valor de R$ 210 milhões para serem aplicados até o final do ano na área do agronegócio em Rondônia, atendendo grandes, médios, pequenos e agricultores pronafianos. O superintendente da instituição no estado, Edson Dutra, frisa que a prioridade é de que estes recursos até o final de dezembro estejam liberados atendendo os agricultores nas áreas de cultivo e investimentos no campo. 

Verticalizar a produção 

O Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, esta organizando um evento no estado para os dias 22 a 27 de fevereiro de 2021, reunindo em Porto Velho, os governadores do Amazonas, Wilson Lima, do Acre, Gladson Camelli e Marcos Rocha de Rondônia, com objetivo de traçar metas para verticalizar a produção com a implantação do AMACRO. Depois do encontro na capital, os convidados, inclusive, o Vice Presidente Hamilton Mourão, a Ministra da Agricultura, Teresa Cristina e as bancadas federais serão convidadas à conhecer o desenvolvimento do agronegócio nos municípios de Ji-Paraná e Vilhena. 

Pode encolher…! 

A super safra de grãos projetada pelos órgãos oficiais em mais de 233 milhões de toneladas pode encolher pela ausência de chuvas, nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Rondônia, regiões onde muitas lavouras de soja foram até replantadas. Na opinião do engenheiro agrônomo, Robson Rizzon, da Central Agrícola, em Vilhena ainda é cedo para se projetar uma queda na produção desta oleaginosa no estado, porém como as chuvas continuam raras em muitos municípios a produção será reduzida. 

40 janeiros…! 

O Diretor Técnico do SEBRAE, Samuel Almeida assegurou que ao completar 40 anos de atividade em Rondônia, a instituição em 2021, vai implementar diversos convênios e parcerias, com o governo do estado e municípios para continuar acelerando o desenvolvimento do agronegócio, bem como, incentivando os pequenos empreendedores. Frisou ainda que o SEBRAE selou uma parceria com o jornalista, José Luiz Alves, que realizará a partir de janeiro, uma pesquisa para se transformar em vídeo e livro sobre o empreendedorismo bem sucedido em Rondônia. 

Crescimento…! 

O setor de avicultura, em Rondônia, mesmo em ano de pandemia apresentou um crescimento significativo em 2020, demonstrando que essa atividade tem futuro principalmente na agricultura familiar. Com uma demanda estimada em 77 mil toneladas de carne de frango de acordo com estudos da Secretaria de Agricultura, isso demonstra a importância da avicultura no mercado rondoniense. 

Informação importante…! 

Até agora de acordo com empresas de pesquisas do Mercado Agrícola, a produção de soja relativa à safra 2021, mais de 60% nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Goiás, já foram comercializadas no mercado externo. A carne bovina, o frango e o suíno caminham na mesma direção. 

Finalizando 

Depois da ressaca de uma eleição, com poucas promessas factíveis e muitos ataques abaixo da linha da cintura, vamos tocar a vida para frente de máscara e evitando aglomerações. Boa leitura e bom final de semana.

 


Deixe o seu comentário

sobre José Luiz Alves

Colaborador do Diário da Amazônia - José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.

Arquivos de colunas