Porto Velho/RO, 20 Março 2024 00:44:21
Diário da Amazônia

Mapeia Rondônia realiza 1300 testes rápidos para Covid-19 em Jipa

A testagem rápida aconteceu em três locais para melhor atender a população de Ji-Paraná

Por Redação Diário da Amazonia
A- A+

Publicado: 23/08/2020 às 11h00min

Mais uma ação do Mapeia Rondônia, foi realizada através de drive-thru para testagem rápida do coronavírus em Rondônia. Desta vez a ação aconteceu na sexta-feira (21), no município de Ji-Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A ação ocorreu em três locais simultaneamente, no posto de combustível desativado Vitória 1, no Centro da cidade e em duas unidades básica de saúde, para atender a população que não possui veículo, na Unidade de Saúde KM 5, no primeiro distrito e na Unidade de Saúde BNH, segundo distrito.

Os positivados passaram por avaliação médica e já saíram com o kit para o tratamento da doença / Foto: Secom

No total, foram realizados 1.330 testes rápidos, sendo 757 na ação que ocorreu no Centro de Ji-Paraná e 573 testes nas duas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Desse total, 111 testaram positivo para Covid-19, 40 no drive-thru do Centro e e 71 nas UBS.

De acordo com o site da Secom os positivados passaram por avaliação médica, exame de eletrocardiograma e já saíram com o kit para o tratamento da doença, mediante assinatura do termo de responsabilidade do paciente.
As equipes que atuaram na realização dos testes rápidos seguiram o protocolo do Ministério da Saúde nas pessoas que apresentavam síndrome gripal por mais de sete dias. A ampla testagem é considerada uma estratégia fundamental para controlar o avanço da doença em Rondônia e que registrou no último boletim do dia 20, 50.147 casos confirmados, sendo 1.627 em Ji-Paraná, e 38 óbitos.

(Com informações da Secom)



Deixe o seu comentário