Porto Velho/RO, 19 Março 2024 07:08:41

Política &

coluna

Publicado: 25/01/2019 às 15h22min

A- A+

Mariana a tragédia se repete

FRASE DO DIA: “Não estou na chuteira do Jean Wyllys. Ele que sabe qual é o grau de confusão que ele está metido”. – Vice..

FRASE DO DIA:

“Não estou na chuteira do Jean Wyllys. Ele que sabe qual é o grau de confusão que ele está metido”. – Vice presidente Hamilton Mourão

1-Truco na prisão

O governador Marcos Rocha empinou a carroça e derramou água sobre a “greve dois pontos”. Por dois meses os agentes penitenciários estarão sob o comando da Polícia Militar. Foi assim no início, mudou, perdeu a dureza da hierarquia militar, democratizou o comando, surgiu o sindicato e as impensáveis greves. Presídios têm relação original com a hierarquia e às vezes é preciso dar meia volta. Rocha trucou na hora certa.

2-Guerra do busão

Fim de greve, de contrato, de dinheiro, de combustível, de papo, de paciência e fim do monopólio que se dizia haver no sistema de transporte de ônibus da capital. Ontem foi mai um dia de acinte: a empresa quer mais dindin para prestar o serviço, o prefeito diz que não vai dar. Estudante que tinha busão de graça, vai pagar meia e o calor infernal nas caixas de metal sem ar condicionado é o que sobra para a população e quando tem óleo diesel. Danou-se. Nessa briga do rio com o barranco o povo virou mandi.

3-Mariana a tragédia se repete

O que é bom dá duas vezes diz a máxima do jogo de bicho. E o que é ruim em Minas também. Ainda se contabilizam os prejuízos causados em Mariana com o rompimento de uma barragem e outra barragem se rompeu em Brumadinho, também Minas. Notas começaram a sair para explicar o inexplicável e as investigações irão provar que nada é parecido com algo que se viu, quando o tema é crime ambiental. “Os culpados serão punidos após ouvidos e respeitado o direito ao devido processo legal”, bla, blá, blá.

4-Top Secret

O decreto assinado pelo presidente em exercício Hamilton Mourão estendeu o poder para decretar sigilo de documentos do governo ao segundo escalão. De cara o que muda é que mais de 200 ilustres desconhecidos poderão tascar um carimbão difícil de apagar. E por acaso quem são os ilustres super-mega-carimbadores legalizados pelo decreto? Comissionados e dirigentes de fundações, autarquias e empresas públicas e pode esperar que no pais das isonoomias vão pintar os semelhantes e subsidiários. Pelo que sei o ministro Moro não foi ouvido. Vixi…

5-Gente que chega, gente que sai

Plagiando Zé Carlos “Banzeiros” Sá mais por saudade que por outro motivo sigo a sua linha: a PM ao Urso, Juan Guaicó à presidência da Venezuela, Bolsonaro a Brasilia, o governador Beto Richa à prisão, deputados estaduais ao prédio novo da ALE, Flavio Bolsonaro ao Alvorada para ver o pai. Sai Jean Willys para local incerto e não sabido.
[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.