Porto Velho/RO, 25 Março 2024 08:03:41
VARIEDADES

MasterChef faz cozinheiro transexual ser aceito pela família

Thales foi eliminado poucas horas depois de se reconciliar com a mãe dele

A- A+

Publicado: 17/10/2018 às 15h13min

Talvez coincidência, talvez premonição. ‘De Volta Pra Casa’ foi o nome dado pelo mineiro Thales Alves a seu prato na prova de eliminação do nono episódio da atual temporada com profissionais da cozinha.


Thales Alves no Instagram: “Verdade é aquilo que move a gente todos os dias para seguir de pé”

Dito e feito: o frango com angu, caviar de pequi e milho tostado cumpriu a obrigação de ser uma composição amarela, como exigia o tema monocromático, mas pecou em tempero e, como gostam de dizer os jurados, faltou o tal ‘punch’ de sabor.

Justamente a comida típica de domingo na casa de Thales o fez ser eliminado do ‘talent show’ da Band. Mas sua passagem pelo programa o tornou vitorioso em outros aspectos.

Tornou-se o primeiro transexual a integrar a mais popular e bem-sucedida competição gastronômica da TV brasileira e, graças a esse desafio, conseguiu se reaproximar de sua mãe.

A matriarca dos Alves não aceitou bem a transição de gênero do filho. Ficaram quase dois anos sem se falar. Ao descobrir que o rapaz estava no MasterChef, ela tomou a iniciativa de telefonar para acenar com a reconciliação.

A conversa com a mãe dele aconteceu pouco antes do início da gravação do episódio de sua eliminação. O programa, rodado com muita antecedência, nem havia estreado.

Em um post no Instagram, o professor de gastronomia comentou a respeito do preço cobrado pela experiência diante das câmeras: “Eu deixei minha família, meus empregos, minha estabilidade. Dei minha cara a tapa, pus meu nome em jogo, abri os braços para um mundo sem porteira”.

Na mesma mensagem, o chef trans, de 25 anos, relatou o lado negativo da superexposição na TV. “Vieram socos, xingamentos, desejos ruins”, escreveu, referindo-se aos haters que o atacaram por conta de sua condição de gênero.

No depoimento final, o chef disse que sua “missão de vida é salvar uma vida”. Ele deseja servir de inspiração a outros transexuais e ajudar na luta contra a transfobia, especialmente no mercado de trabalho. “A partir do momento que me veem cozinhando, vão perceber como vale a pena investir em pessoas como eu.”

Thales deixou uma marca no MasterChef Brasil. Dono de autoconfiança elevada, foi visto como arrogante por alguns colegas e parte do público. Em várias ocasiões, não titubeou em contestar a análise negativa dos jurados em relação a seus pratos.

Numa postagem em rede social, no início da temporada, explicou o seu jeito de ser: “Quantos chefs trans você conhece? Pois é. A minha identidade de gênero faz parte de quem eu sou, não existe Thales sem ele sentir orgulho de quem é. Você já sentiu orgulho de quem está sendo hoje?”



Deixe o seu comentário