Porto Velho/RO, 31 Agosto 2021 22:55:14
Saúde

Material para produção de insumo nacional na Fiocruz chega ao país

Bancos de células e vírus para a produção de insumo nacional para vacina foi encaminhado ao Instituto de Tecnologia, em Manguinhos

A-A+

Publicado: 02/06/2021 às 13h03min

Fiocruz será capaz de produzir o insumo para a produção da vacina da AstraZeneca
André Coelho/EFE – 27.05.2021

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, informou, nesta quarta-feira (2), que os bancos de células e vírus para a produção do IFA (insumo farmacêutico ativo) 100% nacional para a vacina contra covid-19, da AstraZeneca, já chegaram ao Brasil.

O avião com a matéria-prima, considerada o “coração” da tecnologia usada no imunizante, aterrissou nesta manhã no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, no horário previsto, às 8h, segundo a Fiocruz. O mateiral veio do laboratório Wuxi Biologics, na China, e foi encaminhado ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológico, em Manguinhos.

Os bancos de células e vírus chegam ao país um dia após a assinatura do contrato de transferência de tecnologia, realizada na terça-feira (1º). O contrato formalizou um processo já iniciado de compartilhamento de inovações pela AstraZeneca em consórcio com a Universidade de Oxford com a Fiocruz.

Na cerimônia de assinatura, realizada na sede do Ministério da Saúde, o titular da pasta, Marcelo Queiroga, informou que, até o momento, foram entregues pela parceria entre Fiocruz e Oxford/AstraZeneca 47 milhões de doses. Pelo contrato, seriam disponibilizadas mais 50 milhões de doses.

Atualmente, os bancos de células e vírus utilizados para a produção da vacina AstraZeneca no Brasil são produzidos na China. A previsão é que a produção do IFA, 100% nacional, comece ainda este mês.

(R7)



Deixe o seu comentário