Porto Velho/RO, 24 Março 2024 01:30:20
ESPORTE

Mateus Evangelista: A saga de super campeão

Mateus é maior medalhista da história do Estado, em medalhas de prata e ouro.

Por Ildefonso Valentim Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 30/07/2017 às 05h30min

Mateus e sua esposa Jéssica Batista exibindo as medalhas de mundiais

O paratleta Mateus Evangelista não só conquistou Rondônia, mas o Mundo com suas vitórias e recordes. Na última sexta-feira, durante entrevista ao Diário, o atleta deixou bem claro ao ser chamado de campeão, mas o diferencial do paratleta Mateus Evangelista está na sua humildade, na sua simplicidade, mesmo sendo nesta década a Sentinela Avançada de ser o maior medalhista da história do Estado, em medalhas de prata e ouro.

A palavra campeão está associada a vencedor, a ganhador, a resultados e desempenhos de excelência, no fundo é aquilo que reconhecemos a todas as pessoas que consideramos terem sido bem sucedidas.

Ter sucesso na vida não significa necessariamente bater recordes, subir ao Everest, escrever um Best Seeler ou ser figura pública. Ter sucesso é um sentimento interno de bem-estar, felicidade e realização pessoal, é um sentimento de auto-eficácia e adequação às situações de vida, sejam elas impostas pelas circunstâncias ou desejadas pelo próprio atleta.

O descobridor de Mateus foi o professor de Educação Física Sílvio Corsino, quando procurava estudantes para incentivá-los a praticar atletismo, ou paratletas.

Ao chegar à Escola Joaquim Vicente Rondon, em uma das classes, viu que um dos alunos se mostrou interessado e concordou com o chamamento do professor Silvio Corsino a praticar atletismo.

Na primeira competição escolar Mateus foi o vencedor e ganhou tantas outras nas competições escolares, estaduais, nacionais e mundiais. A primeira é lembrada com orgulhos e não parou mais de participar e caminhar em direção ao pódio para subir no degrau mais alto.

Sua maior proeza é muito recente e também o seu maior orgulho, uma medalha de ouro e duas de prata no último Mundial em Londres sendo aclamado em pé por centenas de simpatizantes londrinos. Fato inédito para o Atletismo de Rondônia.



Deixe o seu comentário