Porto Velho/RO, 26 Março 2024 22:15:45
Diário da Amazônia

MEC adia para julho inscrições do Sisu do 2º semestre de 2020

O MEC disse que o edital com o novo prazo será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União.

A- A+

Publicado: 16/06/2020 às 15h36min

© DR

O Ministério da Educação (MEC) alterou o prazo de 7 a 10 de julho das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2020. Em maio, o MEC disse que prazo começaria nesta terça-feira, 16, e iria até a próxima sexta-feira, 19.

Sem ter conhecimento do novo prazo, desde o início da manhã desta terça-feira, 16, estudantes demonstraram indignação nas redes sociais diante da não abertura das inscrições. Na página da instituição não havia nenhuma informação, apenas dados referentes ao último processo seletivo.

Procurado pelo Estadão, o MEC disse ainda que o edital com o novo prazo será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União.

Nas redes sociais, estudantes se irritaram e cobraram explicações. A União Nacional dos Estudantes (UNE) também cobrou um posicionamento do Ministério da Educação.

“Até o momento, mais de 51 mil vagas foram disponibilizadas por 57 instituições públicas. O número pode aumentar. Nessa edição, haverá a novidade da oferta de vagas em cursos a distância”, disse, em nota, o ministério.

Só no processo seletivo do primeiro semestre deste ano houve 1,8 milhão inscritos para 237 mil vagas. O Sisu do primeiro semestre do ano foi marcado por uma série de falhas. Segundo os relatos da época, estudantes que fizeram apenas uma opção de curso e não conseguiram a vaga na chamada regular não estavam conseguindo participar da lista de espera.

O adiamento da abertura das inscrições do Sisu do segundo semestre de 2020 acontece no momento em que o presidente Jair Bolsonaro discute uma saída para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, deixar o governo de forma menos traumática.

Fonte: Estadão Conteúdo



Deixe o seu comentário