Porto Velho/RO, 21 Março 2024 22:19:32
Diário da Amazônia

Médico explica relação entre Covid-19 e trombose cerebral, que vitimou Rodrigo Rodrigues

Jornalista, músico e cantor, ele morreu nesta terça-feira, no Rio. Complicação médica foi devido ao quadro de coronavírus, como detalha médi

A- A+

Publicado: 29/07/2020 às 14h55min | Atualizado 29/07/2020 às 14h59min

A morte do apresentador do “SporTV” Rodrigo Rodrigues, aos 45 anos, assustou aos torcedores que acompanhavam a luta do “RR”, como era conhecido, contra o coronavírus. Na terça-feira, o escritor, jornalista e músico não aguento a principal complicação em seu quadro: a trombose venosa cerebral.

Muitos torcedores se assustaram com a consequência no cérebro do apresentador com uma doença constantemente relacionada aos pulmão. Por isso, o LANCE! conversou com o médico Rafael Paternò, neurologista do Hospital 9 de Julho, para explicar a doença. Segundo ele, esta consequência pode ser considerada não usual.

– Embora a Covid-19 aumente as chances de trombose ou sangramento, ela não é uma manifestação comum. É natural que, nesse caso específico, ela tenha correlação, mas a trombose é uma doença que acomete também pessoas que não tiveram Covid-19. A trombose é uma doença que, em sua maioria, acomete mulheres jovens ou de meia idade, que fazem o uso de anticoncepcional, que fumam e que estão acima do peso – explicou o especialista.

De acordo com as informações do médico, a trombose é a formação de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo. Desta forma, é uma das formas da Covid-19 trazer complicações por meio de distúrbios da coagulação, que podem elevar o risco de trombose ou de sangramentos.

Geralmente, os pacientes reclamam de trombose nas pernas, porém, também existe trombose na circulação pulmonar, que é o tromboembolismo pulmonar, como esclarece o especialista, e existe a trombose venosa cerebral, que é o caso do apresentador do “troca de Passes”.

– No caso do Rodrigo, com certeza é possível atribuir essa complicação como sendo secundária à Covid-19 – disse ele, eliminando algumas dúvidas do público que dissociaram o quadro da doença pandêmica com o falecimento.

Rodrigo Rodrigues chegou ao hospital no último sábado depois de vômitos e outros mal-estares. Já diagnosticado com a Covid-19, o apresentador estava afastado de suas funções na “Globo”. Na segunda-feira, os médicos precisaram operar o cantor para a diminuição da pressão no cérebro do cantor e escritor Rodrigo.

– O Rodrigo chegou ao hospital no sábado com quadro sugestivo de acidente vascular cerebral. Desde então foi acompanhado pela equipe de neurologia clínica e cirúrgica e, de uma forma leiga, houve um extravasamento do sangue de dentro dos vasos, o que gerou um aumento da pressão intracraniana – explicou o médico e diretor do hospital Unimed-Rio, em entrevista ao “Seleção SporTV”.

Mensagens nas redes sociais, união entre “SporTV” e “ESPN Brasil”, entre outras formas foram realizadas para homenagear o apresentador, de 45 anos. Na terça, a CBF anunciou que serão feitas lembranças em partidas. Relembre alguns momentos da carreira de Rodrigo aqui.

Na visão do Dr. Rafael Paternò, mortes deste tipo reforçam a preocupação com a doença que já matou mais de 88 mil brasileiros, segundo dados, oficias. A perda de um famoso pode representar uma memória ao isolamento coletivo dos cidadãos.

PACIENTES EM ESTADO GRAVE PODEM TER ESTA CONSEQUÊNCIA?
Não sabemos se os fatores de risco que valem para a população geral (mulheres acima do peso, que tomam anticoncepcional e que fumam) também são fatores que podem levar os pacientes com Covid-19 a desenvolverem a trombose.

O QUE É TROMBOSE?
A trombose é a formação de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo. No caso do Rodrigo, esse coágulo se formou em uma das veias que faz a drenagem do sangue para a cabeça, mais especificamente, na veia que leva esse sangue embora da cabeça de volta em direção ao coração.

FONTE: ISTOÉ



Deixe o seu comentário