Porto Velho/RO, 01 Abril 2024 07:34:12
Diário da Amazônia

Mercado de games no Brasil dobrou de tamanho em quatro anos

Em apenas quatro anos, o mercado de games no Brasil dobrou de tamanho e continua em crescimento.

Por Tecmundo
A- A+

Publicado: 17/07/2019 às 08h55min | Atualizado 17/07/2019 às 08h59min

Jogos eletrônicos estão cada vez mais em alta e isso tem impulsionado o mercado de games no Brasil. Mesmo diante da crise, esse segmento está em crescimento.

Há 25 anos, o segmento começou a ter um leve crescimento e desde então não parou mais. 

Empresas como a Southlogic e a LocZ foram as pioneiras, mas em 2004, com a criação da Abragames, surgiram mais esforços para que esse crescimento continuasse.

Em 2014, havia cerca de 133 empresas de jogos. Em 2018, esse número á ultrapassava 276 estúdios e o número de funcionários mais do que tinha dobrado. 

O crescimento foi de 182% nos últimos quatro anos. Outro indicador do crescimento do mercado de games está relacionado ao número de jogadores. 

Um estudo feito pela CONECTAí pela 2016 apontou que 69% dos brasileiros que utilizavam a internet jogam algum tipo de jogo eletrônico. Desses, 61% gostavam de jogar conectados contra 33% que preferiam jogar offline.

Já a Pesquisa Game Brasil (PGB) 2018 apontou que 75,5% dos brasileiros optam por jogos eletrônicos, apesar de apenas 26,4%. 

Um fator que ajudou no crescimento do mercado de games no Brasil foram os smartphones que hoje estão presentes em quase todas as residências. A possibilidade de jogar gratuitamente foi uma aliada que permitiu mais pessoas ingressando nesse universo.

Uma pesquisa encomendada pela Dell à consultoria ResearchScape apontou que os aplicativos mais baixados são jogos e que eles representam 74% dos downloads. O levantamento indicou que o smartphone é a opção preferida por 84,3% das pessoas para jogar.

Em relação à gratuidade, 70% só baixam jogos não pagos e 2,4% pagam habitualmente por eles. 

O que faz com que as pessoas optem pelos gratuitos é que 40,3% informam que existem opções gratuitas interessantes e 34,85 acham os valores altos. Se houvessem mais usuários pagantes, talvez o mercado tivesse um crescimento ainda maior.

Os jogos que fazem sucesso no mercado de games

Os jogos que fazem sucesso no mercado de games também passam por transformações a medida que cresce o seu público e surgem novas possibilidades.

Em 2016, os jogos preferidos eram Candy Crush (40%), jogos de cartas (31%), FIFA Soccer (19%), FIFA Word Cup (16%) e Call of Duty (16%).

Para que as pessoas possam aproveitar os jogos de cartas, muitas vezes em cassinos online, precisam aprender sobre eles. O objetivo do Guia-Cassino.com é comparar e selecionar cassinos online e ajudar os player a encontrarem a diversão que buscam. 

Já em 2019, dados do site PUBGMap a apontaram os estilos preferidos pelos sul-americanos, no qual os brasileiros estão incluídos. Dentre as preferências estão o Squad: 33,26%, Duo: 25%, Squad FPP: 19,57%, Solo: 18,21% e Solo FPP: 3,95%. 

Isso demonstra que as pessoas preferem jogar conectadas com outras e que os jogos em grupos oferecem grandes atrativos. 

Alguns jogos, como League of Legends, estão muito presentes no universo gamer, viraram profissão para alguns brasileiros e reúnem milhões de fãs.

Um estudo publicado pela agência NewZoo mostrou que o eSports já possui mais de 20 milhões de fãs apenas no Brasil. Esses dados se referem aos jogos online que praticam grandes competições no país e no exterior.

Em apenas um ano, de 2018 para 2019, o crescimento foi de 20%, sendo que cerca de 12 milhões de pessoas são torcedores ocasionais.

Já o número de torcedores entusiastas faz com que o Brasil fique com a terceira colocação mundial de fãs de eSport, perdendo apenas para China e Estados Unidos, onde o mercado de games ainda é maior. 



Deixe o seu comentário