Porto Velho/RO, 25 Março 2024 01:31:54
Diário da Amazônia

Mercado de trabalho formal cresce 5% no País

Número de carteiras assinadas chegou a cinco milhões no ano passado

Por Governo Federal
A- A+

Publicado: 10/02/2019 às 18h17min

Registro em carteira assegura direitos trabalhistas aos empregados, como FGTS e seguro-desemprego – Foto: Arquivo/Agência Brasil

A quantidade de pessoas que tiveram a carteira de trabalho (CTPS) assinada subiu 5% em 2018 na comparação com o ano anterior. Ao todo, 4,9 milhões trabalhadores brasileiros e 85 mil estrangeiros foram registrados pelos empregadores, segundo dados divulgados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia.

A maior parte dos registros ocorreu em São Paulo, onde 1,2 milhão de carteiras foram emitidas. Em seguida, aparecem no ranking Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. Contudo, Roraima foi o estado que apresentou o maior aumento proporcional, com um salto de 115% nas carteiras assinadas.

O Ministério do Trabalho oferece mais de 2,1 mil unidades de atendimento para solicitação e confecção de carteiras. Há ainda a versão digital da CTPS.

O documento é obrigatório em relações de prestação de serviços à indústria, comércio, agricultura, pecuária ou serviço doméstico. A medida assegura direitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).



Deixe o seu comentário