Porto Velho/RO, 19 Março 2024 19:20:36
Diário da Amazônia

Mesmo com medidas do BC, Ibovespa opera em forte queda

O Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, operava em forte queda nesta segunda-feira (23). Logo na abertura, por volta das..

A- A+

Publicado: 23/03/2020 às 14h35min

Foto: reprodução

O Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, operava em forte queda nesta segunda-feira (23). Logo na abertura, por volta das 10h10, o índice apresentou leve recuperação, com alta de 0,35%. Minutos depois, passou a cair ao patamar de -3,74%, por volta das 10h35. Às 15h, o índice perdia 5,2%, a 63.582,29 pontos.

O mercado parece não ter reagido aos anúncios do Banco Central. Isso porque, depois de uma semana conturbada nas bolsas globais, o mercado brasileiro amanheceu com a notícia de que o BC vai reduzir os depósitos compulsórios, liberando R$ 68 bilhões aos bancos brasileiros para estimular o crédito.

Além disso, a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) reafirmou o corte na taxa de juros, fixada agora em 3,75%, e concluiu que as projeções de inflação até 2021 devem ficar em torno dos 3%. Por outro lado, as previsões do boletim Focus são de que o PIB permaneça achatado, com alta de 1,48% para este ano.

Em coletiva realizada nesta segunda-feira, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o foco hoje é trazer liquidez ao mercado. Além disso, reforçou que a instituição possui o arsenal necessário para atravessar a crise.

“Estamos dispostos a adotar novas medidas”, afirmou Campos Neto durante a coletiva. “O arsenal que Banco Central tem é muito grande para combater qualquer tipo de crise.”

Empresários preocupados

Em reunião neste domingo (22), empresários pediram medidas mais robustas do governo federal para lidar com a crise econômica gerada pela pandemia de coronavírus. O presidente da corretora XP, Guilherme Benchimol, defendeu a criação de um “plano Marshall” para lidar com o desemprego, em referência ao pacote de medidas de reconstrução da Europa depois da Segunda Guerra.

Até agora, a B3 apresenta a maior queda em comparação com bolsas internacionais, chegando a cair 42% no acumulado do período. As empresas listadas na bolsa paulista perderam R$ 1,746 trilhão em valor de mercado no período.

Fonte: CNNBrasil



Deixe o seu comentário