Porto Velho/RO, 22 Março 2024 04:03:13

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 20/06/2020 às 08h35min | Atualizado 20/06/2020 às 08h38min

A- A+

Mesmo com o avançdo Covid em RO, as pescarias de políticos com lindas acompanhantes não deixaram de acontecer

Cenário de indefinições As portas das convenções partidárias que homologam as candidaturas a prefeitura de Porto Velho e o cenário..

Cenário de indefinições

As portas das convenções partidárias que homologam as candidaturas a prefeitura de Porto Velho e o cenário político segue indefinido e cada vez mais nublado. Os prováveis candidatos na capital aguardam informações quanto a definição das datas do pleito deste ano, sendo que de um lado os oposicionistas observam o movimento do atual prefeito Hildon Chaves (PSDB) e do outro lado suas ações monitoradas pelo alcaide.

O Congresso Nacional vai definir as datas da eleição –primeiro e segundo turno – ainda na semana que vem. Ainda existem prefeitos e vereadores por Rondônia afora sonhando com a prorrogação de mandatos medida já negada reiteradas vezes pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Os eventuais postulantes as prefeituras em Rondônia, na verdade estão preocupados com o desempenho das economias das municipalidades. Até agora, prefeituras apetitosas  como Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal e Vilhena conseguiram tocar o barco, mas com a prolongação da pandemia poderão entrar em colapso até o final do ano. Neste quadro os sucessores dos atuais prefeitos pegariam uma bomba relógio em janeiro de 2021.

Assumir uma prefeitura que pode afundar com os efeitos do coronavirus, como a de Porto Velho, que em condições normais, já é considerada um cemitério para os políticos é caso para reflexões profundas. Por este motivo nenhum dos nomes de ponteira como o próprio prefeito Hildon Chaves (PSDB), os deputados federais Leo Moraes (Podemos) e Mauro Nazif (PSB) confirmam suas candidaturas. Aguardam, catimbam e esperam um panorama mais favorável até a homologação ou não dos seus nomes ao final da convenção em agosto.

………………………………………………………………………………………………………..

Frente Alternativa

Denominada “Frente Alternativa”, PDT, PSB e Rede abriram os entendimentos para uma grande aliança nacional, que começa pelo Rio de Janeiro, com as articulações de uma chapa para a disputa da sucessão do prefeito Marcelo Crivela. A coalizão fluminense não terá a presença do PT, que deverá contar com candidatura própria, mas em outros estados a aliança da centro esquerda não terá vetos a presença do partido de Lula.   

Paralisação  

Com o coronavirus avançando, o Conselho da Saúde agindo, vem aí uma nova paralisação do comércio na capital rondoniense onde o bicho esta pegando. Desta vez, com a inauguração dos novos leitos no Regina Pacis, considerado hospital de campanha, a situação será menos aflitiva. Obediência ao distanciamento social em Porto Velho, como recomenda a Organização Mundial da Saúde, só na marra! 

Sem pressões

Pense num prefeito tranquilo, sem pressões, livre das armações em temporada de eleição. Falo do prefeito de Ariquemes Thiago Flores, depois que anunciou sua desistência do projeto de reeleição. Com isto os candidatos da oposição vão se engalfinhar na peleja e Thiago ficou fora do alvo. Tem gente que desconfia que o xerife Flores pode estar utilizando a “desistência” como estratégia. Não seria a primeira vez em Rondônia…

A preservação

Há pouco, o vice-presidente Hamilton Mourão anunciou que os repasses de Alemanha e Noruega para o Fundo Amazônia, interrompidos desde 2019, devem ser retomados em até três meses. O bom dinheiro à casa torna. Nesse prazo será possível mostrar ao mundo e aos próprios brasileiros o grau e o tamanho do compromisso do governo com a preservação da Amazônia.

Ninhos da covid

 Verdadeiros ninhos do coronavirus, várias agências bancárias em Porto Velho foram fechadas para desinfecção, entre elas do Bradesco, Caixa Economia e Banco do Brasil. Os bancários estão atentos aos desdobramentos da pandemia nas agências e seu sindicato age com  rigor em benefício dos seus associados. E mesmo com a doença avançando as confraternizações nos balneários rondonienses continuam, as pescarias de políticos com lindas acompanhantes não deixaram de acontecer – e assim caminha a humanidade!

Via Direta 

*** Nos bastidores uma grande aliança está se formando em Ji-Paraná para sustentar o projeto de reeleição do prefeito Marcito Pinto (PDT) *** Firme e forte no Palácio do Café a prefeita Glaucioni Nery (MDB) vai alinhando seu projeto a reeleição em Cacoal *** Mais um ex-senador foi para o andar de cima em 2020, que foi o empresário Mário Calixto Filho (MDB-Porto Velho) *** Muitos pioneiros que foram senadores em Rondônia já faleceram, além de Calixto: Claudionor Roriz (Ji-Paraná), Galvão Modesto (Ouro Preto) e Odacir Soares  de Porto Velho ( todos da primeira legislatura  rondoniense do Senado, eleitos em 1982 pelo PDS) *** Dos senadores eleitos em 1986, já faleceram Ronaldo Aragão (MDB-Cacoal) e Olavo Pires (PTB) e mais recentemente o raposão Odacir Soares (eleito pelo PDS).


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas