Porto Velho/RO, 23 Março 2024 03:42:36
SAÚDE

Ministério da Saúde envia ventiladores pulmonares para Rondônia

Rondônia / recebe 70 ventiladores pulmores para a rede pública de saúde do estado e municípios

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 10/06/2020 às 06h33min | Atualizado 10/06/2020 às 08h54min

O Ministério da Saúde enviou ajuda para o combate ao novo coronavírus em Rondônia, com a compra de aparelhos respiradores mecânicos (ventiladores pulmonares), com as especificações técnicas para atender as vítimas da COVID-19. A compra e distribuição dos respiradores é parte do apoio estratégico do Governo do Brasil no atendimento aos estados. 

Ministério da Saúde envia ventiladores pulmonares para Rondônia (divulgação)

Ao todo, Rondônia recebe 70 ventiladores pulmonares comprados e enviados pelo Ministério da Saúde, que devem chegar a partir desta semana. As entregas levam em conta a capacidade instalada da rede de assistência em saúde pública, principalmente nos locais onde a transmissão está se dando em maior velocidade. 

Além das unidades de saúde do governo estadual, as unidades pertencentes aos municípios também receberão, sendo: Porto Velho (20), Ji-Paraná (8), Ariquemes (7), Cacoal (10), Jaru (3) e Guajará-Mirim (2). 

Diante do cenário de emergência em saúde pública, por conta da pandemia do coronavírus, o Ministério da Saúde utilizou o seu poder de compra para fazer as aquisições, em apoio irrestrito aos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa compra direta evita desvio de recursos e aquisição errada de aparelhos, como já ocorreu em outros estados.

O esforço do governo brasileiro na aquisição destes itens envolve mais de 15 instituições, entre fabricantes processadores, instituições financeiras e empresas de alta tecnologia, entre outras. A distribuição dos equipamentos tem ocorrido conforme a capacidade de produção da indústria nacional, que depende de algumas peças que são importadas.

Reforço para Rondônia

O Ministério da Saúde já comprou e enviou ao estado de Rondônia 681.079 itens, entre equipamentos e insumos, para o combate à pandemia da COVID-19. Além dos 65 ventiladores pulmonares, a pasta entregou 135.456 testes para o diagnóstico da COVID-19, sendo 55.160 testes rápidos (sorológico) e 80.296 RT-PCR (biologia molecular). O estado recebeu também Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de 4.370 litros de álcool.

Medicamentos

O Governo do Brasil também entregou a Rondônia medicamentos que ajudam no tratamento da COVID-19, como 77.020 unidades de Oseltamivir e 21 mil unidades de Cloroquina.

Mais leitos 

Também já foram habilitados pelo Ministério da Saúde 61 leitos de UTI no estado para tratamento exclusivo dos casos graves ou gravíssimos do coronavírus, ao custo de R$ 8,8 milhões, já pagos em parcela única. O valor corresponde ao custeio desses leitos pelos próximos 90 dias ou enquanto houver necessidade em decorrência da pandemia.

Custeio de leitos

O pedido de habilitação para o custeio dos leitos COVID-19 é feito pelas secretarias estaduais ou municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dos leitos. O Ministério da Saúde, por sua vez, garante o repasse de recursos destinados à manutenção dos serviços.

Ação Interministerial 

Uma parceria entre o Ministério da Saúde e os ministérios da Economia e Ciência e Tecnologia, além da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), realizou um mapeamento do parque industrial nacional, quando foram identificadas as capacidades de cada setor para o fornecimento de respiradores pulmonares. Nesse mapeamento, encontrou-se empresas que tinham escala pequena de produção, mas que tinham expertise e outras que poderiam contribuir para expandir as entregas em um menor espaço de tempo possível.

O projeto ainda envolve o Ministério das Relações Exteriores, para priorização de recebimento de peças, o Ministério da Justiça, para escoltas e segurança da distribuição de equipamentos e insumos, e o Ministério da Defesa, que fornece armazéns nas capitais para estoque de materiais e a logística de distribuição para o país, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), quando necessário.

No início da pandemia, o Brasil contava com 65.411 respiradores pulmonares, sendo que 46.663 estavam disponíveis no SUS. Além da aquisição de respiradores, o Ministério da Saúde já habilitou 7.441 leitos de UTI em todo o Brasil, sendo 231 de UTI pediátrica, para atendimento exclusivo a pacientes com coronavírus e adquiriu 340 leitos de UTI volantes, que são de instalação rápida, para fortalecer a rede hospitalar em saúde. Cada um destes leitos conta com um respirador.

 

Com informações do Ministério da Saúde



Deixe o seu comentário