Porto Velho/RO, 28 Março 2024 08:47:20
VARIEDADES

Ministério Público divulga edital do 9º Prêmio de Jornalismo

O Ministério Público do Estado de Rondônia publicou nesta quarta-feira (10/7), em seu Diário Oficial Eletrônico, o edital 04/2019-..

Por Assessoria Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 10/07/2019 às 17h42min

O Ministério Público do Estado de Rondônia publicou nesta quarta-feira (10/7), em seu Diário Oficial Eletrônico, o edital 04/2019- PGJ, que traz o regulamento do 9º Prêmio de Jornalismo. As inscrições poderão ser realizadas no período de 15 de setembro a 15 de outubro de 2019. Em breve, será lançada a página do 9º Prêmio MPRO de Jornalismo no portal da Instituição (www.mpro.mp.br), onde os jornalistas poderão acessar o regulamento e terão acesso ao link para inscrição eletrônica dos trabalhos.
A novidade desta edição é que as matérias serão inscritas de acordo com eixos temáticos: Proteção Social (defesa dos direitos humanos, do consumidor, da infância, dos idosos, das pessoas com deficiência); Segurança Pública (combate e prevenção à criminalidade, combate ao crime organizado, violência doméstica); Defesa do Patrimônio Público (combate ao desvio de recursos públicos e à corrupção, combate à sonegação fiscal); Saúde e Educação; Sustentabilidade (defesa do meio ambiente e da ordem urbanística, patrimônio histórico e moradia), nas versões Web, Telejornalismo e Fotografia.
As inscrições para o 9º Prêmio MPRO poderão ser realizadas no período de 15 de setembro de 2019 a 15 de outubro de 2019 e premiará matérias jornalísticas cujas pautas estejam relacionadas ao tema “O Ministério Público como meio de transformação social”. Estão aptas a participar do prêmio reportagens veiculadas no período de 1º de novembro de 2018 até 15 de outubro de 2019. Cada profissional poderá inscrever no máximo três trabalhos. Para cada trabalho deverá ser preenchida uma ficha de inscrição, que ficará disponível eletronicamente, durante o período de inscrição no site www.mpro.mp.br, onde também pode ser consultada a versão completa do EDITAL SEI Nº 4/2019/PGJ.
O prêmio tem como tema nessa 9ª edição “A Informação como Instrumento de Garantia de Direitos”, centradas nas diversas áreas de atuação do MPRO: infância, meio ambiente, saúde, probidade, execução penal, criminal, combate às organizações criminosas, educação, entre outras.

Será concedido, ao todo, R$ 25 mil em prêmio, sendo R$ 5 mil para os vencedores de cada eixo temático, além de troféus e certificados para os 2º e 3º colocados de cada um dos eixos. Todo processo de inscrição será feito eletronicamente na página que será criada para o prêmio no portal da Instituição (www.mpro.mp.br). A Comissão Julgadora será formada por 14 membros, sendo cinco Promotores de Justiça e nove profissionais que atuam em Assessorias de Comunicação locais e de outros Estados da Federação.

Podem concorrer ao prêmio as matérias publicadas ou veiculadas em jornais, revistas, sites noticiosos, rádios e TVs no período de 1º de novembro de 2018 até o último dia da inscrição (15 de outubro de 2019). Cada profissional poderá inscrever no máximo três trabalhos. Para cada trabalho deverá ser preenchida uma ficha de inscrição.

O Prêmio MPRO de Jornalismo teve sua primeira edição em 2011 e, em sua última edição, em 2018, teve 34 traballhos inscritos. A cerimônia de premiação dos vencedores deverá ocorrer em novembro, no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Estado de Rondônia.



Deixe o seu comentário