BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Ministra firma contrato sustentável em floresta Rondoniense 

Conhecida como “Flona do Jamarí” essa floresta Nacional com 220 mil hectares vai garantir por 40 anos de produção florestal sustentável.

Publicado: 19/08/2019 às 14h34

A concessão florestal é uma parceria entre um ente privado e o público com objetivo de garantir a produção sustentável em florestas públicas. Essa parceria é norteada pela lei 8.666 que trata das gestões de florestas públicas obedecendo todos os critérios licitatórios.

Essa parceria se consolida em Rondônia nesta segunda-feira (19), com a Ministra da Agricultura, Teresa Cristina, firmando, na presença do governador Marcos Rocha e outras autoridades, o contrato entre o Serviço Florestal Brasileiro e a Madeflona, empresa vencedora da concessão para exploração de 33 mil hectares, na Florestal Nacional do Jamarí no município de Itapuã do Oeste.

Foto: Divulgação

Conhecida como “Flona do Jamarí” essa floresta Nacional com 220 mil hectares vai garantir por 40 anos de produção florestal sustentável, por meio do direito da empresa praticar o manejo de impacto reduzido, explorando entre 3 e 4 árvores por hectare. Essa parceria além de gerar mais de 100 empregos e rendas na região vai proporcionar de acordo com o secretário de Agricultura, Evandro Padovani, o combate a grilagens de terra e exploração predatória, gerando recursos para economia do estado e mantendo a floresta de pé.

As primeiras estimativas são de que de maneira legal e sustentáveis possam ser produzidos por ano 20.000 metros cúbicos de madeira, com uma arrecadação de R$ 2,2 milhões. Jamarí foi à primeira floresta publica federal a ter área concedida para o manejo florestal sustentável em 2008. Dos 220 mil hectares da “Flona” 96 mil são destinados a concessão florestal. As duas áreas sob concessão na Jamarí já arrecadaram mais de R$ 14 milhões.

Por Assessoria

Deixe o seu comentário