Porto Velho/RO, 28 Março 2024 14:17:45
Diário da Amazônia

Missão da Aeronáutica faz atendimentos médicos

Ação também envolve palestras de conscientização sobre DSTs, estresse e suicídio.

Por Redação
A- A+

Publicado: 11/04/2019 às 07h20min

Desde a última segunda-feira, uma missão da Força Aérea Brasileira (FAB) está realizando centenas de atendimentos médicos gratuitos no Centro Especializado em Reabilitação (CER). Composta por vários profissionais especialistas, a ação acontece anualmente e chega em 2019 na terceira edição.

Os profissionais da Aeronáutica atendem os pacientes no CER em Vilhena. – Foto: Divulgação

Sendo uma iniciativa do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e coordenado pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Vilhena (DTCEA-VH) em parceria com o Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), a missão trouxe do Amazonas um grupo de especialistas composto por pediatra, ginecologista, dentista, dermatologista, clínica médica, técnica em enfermagem, auxiliar de dentista, assistente social e psicóloga.

Os atendimentos são realizados com prioridade para aqueles que já estavam agendados no CER e outras unidades de saúde básica do município, bem como para o público interno da Força Aérea, com previsão para, pelo menos, 280 atendimentos. “Ano passado também fizemos a missão aqui no CER e realizamos 600 atendimentos, então é provável que superemos nossa meta em 2019 também. É uma atividade que aproxima a população da FAB e que também permite a prefeitura somar forças conosco para beneficiar a comunidade que mais precisa”, revelou o comandante local da iniciativa, o capitão Davy Andersson Andrade.

Números

Os especialistas têm previsão de realizar 131 atendimentos para os integrantes da Aeronáutica em Vilhena. Além disso, ontem foam realizadas duas palestras: às 9h com o tema Gerenciamento de Estresse e Prevenção ao Suicídio, ministrada pela tenente Fabiana da Aeronáutica junto com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), enquanto às 14h o assunto abordado foi “Hepatite e Doenças Sexualmente Transmissíveis”, conduzida pelo SAE (Serviço de Atenção Especializada).

O prefeito Eduardo Japonês comentou a importância do reforço nos atendimentos. “Vilhena é uma cidade grande e responsável por atendimentos de Saúde de toda a região. Essa ajuda da Força Aérea é providencial para que consigamos aumentar a quantidade de pacientes atendidos em especialidades. Agradeço aos militares pela disposição e responsabilidade com que levaram a missão”, completou Japonês.

serviço
Os atendimentos acontecem de segunda à quinta-feira, das 8h às 17h, e na sexta-feira, das 8h às 12h, no CER.



Deixe o seu comentário