Porto Velho/RO, 26 Março 2024 06:09:13
Diário da Amazônia

Missão de saúde de RO poderá ser enviada a Cuba

Missão do Governo de Rondônia formada por técnicos e médicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) deverá viajar ainda este ano..

A- A+

Publicado: 20/01/2015 às 03h15min | Atualizado 24/04/2015 às 07h26min

Cônsul de Cuba, A. Espinosa, vice-governador D. Pereira e secretário W. Pimentel

Cônsul de Cuba, A. Espinosa, vice-governador D. Pereira e secretário W. Pimentel

Missão do Governo de Rondônia formada por técnicos e médicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) deverá viajar ainda este ano para Cuba. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (16) pelo vice-governador Daniel Pereira e pelo secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, durante reunião com o cônsul cubano Alexei Bone Espinosa, que representa o seu país nos estados do Amazonas, Rondônia, Pará, Acre, Roraima e Amapá.
Um dos objetivos da missão será acompanhar de perto do modelo cubano de saúde pública, considerado por vários especialistas um dos melhores do mundo. Pelo método utilizado lá, todos os médicos passam pelo menos três anos na Atenção Básica de Saúde e somente depois desse período dedicam-se às especializações.

Inchaço

O secretário Pimentel lembra que um dos maiores gargalos do Sistema Único de Saúde (SUS) no País é justamente a Atenção Básica, porta de entrada do paciente ao SUS. A maioria das prefeituras – por diversos problemas, inclusive financeiros –, não faz o atendimento de toda demanda, causando inchaço nas unidades do Estado que deveriam atender apenas os casos de média e alta complexidade.

Alexei Espinosa destacou a satisfação do governo de Cuba com a acolhida que o povo brasileiro deu aos médicos cubanos, do Programa Mais Médicos. No total, 226 médicos de Cuba estão em Rondônia, atuando na Atenção Básica, apesar de muitos serem especialistas em várias áreas.
Segundo o Ministério da Saúde, em Rondônia, 18 municípios poderão solicitar novas vagas pelo Programa Mais Médicos. O ministério vai expandir o programa para assegurar profissionais em municípios com dificuldade de contratação na Atenção Básica.

O novo edital abre uma nova oportunidade para 1.500 prefeituras e garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Municípios e médicos deverão aderir ao novo edital até o dia 29 de janeiro. A seleção, foi aberta na sexta-feira (16) e integra 424 cidades que ainda não participam do Mais Médicos.

Há 20 anos em Porto Velho, a médica cubana Isel Pantoja participou da reunião. Concordando com a visão ampla de Pimentel, ao defender o modelo macro de atendimento feito por médicos generalistas. Ela citou o exemplo dado pelo secretário, demonstrando que em Rondônia algumas vezes são necessários cinco médicos atender apenas um paciente com politrauma.

Cônsul cubano visita Palácio das Artes

Alexei Bonce Espinosa, cônsul de Cuba em Manaus, e em mais sete Estados da região Norte, visitou na tarde desta sexta-feira, 16, acompanhado da assessora governamental Lânia Silva, as instalações do Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho.

O diplomata cubando que chegou a Rondônia na segunda-feira, 12, veio acompanhar o processo e adaptação dos cerca de 233 médicos de Cuba que participam do programa brasileiro ‘Mais Médicos’, do governo Federal que completou um ano, em agosto passado. No Estado, 42 municípios têm inserido pelo menos um profissional vindo de Cuba.

Ainda durante a semana o diplomata esteve visitando os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré onde contou ter visto uma excelente adaptação e tratamento dado pelo governo brasileiro aos residentes de seu país.

O assunto também foi tratado como o vice-governador Daniel Pereira e o secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel. “Vimos da parte dos dois um agradecimento por esse programa, pois essas duas regiões sofrem de carência por alguns especialistas da área da saúde. E essa parceria do governo Federal veio justamente amenizar esse problema”, disse o diplomata.

No final da visita ele cumprimentou alguns músicos, que ensaiavam para uma apresentação no final de semana. E diz ter ficado impressionado com a estrutura da obra. “Parabéns ao Estado por este grandioso empreendimento da cultura no Estado.”, enfatizou.



Deixe o seu comentário