Porto Velho/RO, 23 Março 2024 23:44:15
Geral

Missão técnica trará inovação nas técnicas de cultivo de café

Acesso a novas tecnologias e inovações na área da cafeicultura

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 31/10/2019 às 07h53min

O Sebrae e o Governo de Rondônia estão em missão técnica no Espírito Santo, onde cafeicultores rondonienses terão conhecimento do desenvolvimento da lavoura e mercado do café. Serão realizadas visitas a empresas e propriedades com tecnologia para que os participantes aproveitem a oportunidade de adquirir novas tendências sobre tratos culturais, processos e expertises dos produtores capixabas. O estado do Espírito Santo é referência brasileira e mundial no desenvolvimento da cafeicultura do café Conilon, a produção média já alcançou 35 sacas por hectare. Com inovações, os cafeicultores detentores de técnicas de vanguarda chegaram a colher mais de 100 sacas por hectare. Os produtores estão lá para ver como é que se consegue aumentar a margem de contribuição ao vender o Conilon rondoniense. (mais…)

O Sebrae em Rondônia, a Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia (Seagri) e a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) firmaram os convênios nº 017/PGE 2017 SEBRAE/SEAGRI e 120/PGE/ SEDI/SEBRAE 2016 para a execução do projeto Cafeicultura de Rondônia. O projeto tem na sua programação a execução de missões técnicas e na reunião do seu comitê gestor, realizada em 21 de agosto, foi deferida a missão técnica empresarial rural da cafeicultura de Rondônia às cidades de São Gabriel da Palha, Nova Venécia e Pinheiros no Espírito Santo durante o período de 29 de outubro a 2 de novembro. O comitê gestor é composto por um conjunto de parceiros diretamente ligados à cafeicultura rondoniense como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Câmara Setorial do Café, Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Cooperativa doa Agricultores Familiares da Amazônia (Lacoop), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Seagri, Sedi e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A missão técnica promoverá o conhecimento de técnicas de cultivo de café do tipo Conilon, em propriedades de referência na produção, manejo, mercado e organizações como associações e cooperativas. A missão tem por objetivo conhecer atores do projeto cafeicultura na região, bem como facilitar o benchmarking, acesso a novas tecnologias e inovações na área da cafeicultura para os participantes do projeto cafeicultura de Rondônia.

O grupo está com 21 participantes, sendo 11 produtores de café de Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, Alvorada do Oeste, Cacoal, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia e São Miguel do Guaporé, além de técnicos, representantes de entidades como Secretaria de Agricultura com o secretário Evandro Padovani, Instituto Federal de Rondônia e Emater com seu diretor técnico Anderson Khul. Os 11 produtores desses municípios participaram do 4º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé) 2019.



Deixe o seu comentário