Porto Velho/RO, 22 Março 2024 14:42:56
SAÚDE

Mitos alimentares que você precisa conhecer antes da próxima refeição

Para alguns, comer é um dos maiores prazeres da vida, sendo a gastronomia considerada uma arte em praticamente todo o mundo. Porém, por..

A- A+

Publicado: 23/09/2020 às 15h48min | Atualizado 23/09/2020 às 15h51min

Foto: Reprodução

Para alguns, comer é um dos maiores prazeres da vida, sendo a gastronomia considerada uma arte em praticamente todo o mundo. Porém, por diversas vezes, nos prendemos a alguns medos devido à propagação dos mais variados mitos alimentares.

Esses mitos envolvem dúvidas como, por exemplo, se a cerveja, uma das bebidas mais consumidas no país, engorda ou não? Além dessa dúvida, existem outras a respeito de emagrecimento, e até mesmo questionamentos sobre o risco de consumir produtos embutidos.

Abaixo, você encontrará a resposta para seis destes mitos.

Cerveja engorda?
Sim, a cerveja engorda. Porém, a culpa da cerveja é mínima frente aos fatos apresentados em uma pesquisa voltada ao assunto. De acordo com os dados colhidos, a cerveja não é a culpada pelo aumento excessivo do peso. Em tese, a cerveja aumenta a fome e, com isso, os famosos ‘tira-gostos’ é quem são os verdadeiros vilões no aumento do peso.

Comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer?

Existe um mito de que comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer, porém, não há fatos que comprovem essa afirmação. O que se sabe sobre isso é que comer de menos em menos tempo ajuda a manter a pessoa saciada, o que acaba diminuindo um possível apetite ‘desenfreado’ e exageros durante as refeições. Entretanto, ainda assim, uma dieta como essa leva em conta vários fatores como, por exemplo, os hábitos alimentares e se a passoa pratica esportes.

Alimentos embutidos causam câncer?

De acordo com um documento divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo diário de 50g de embutidos pode ser fatal, visto que pode aumentar a chance de se desenvolver cancêr colorretal em 18%. O risco é aumentado devido ao fato de que os compostos desses alimentos, quando se encontram em processo de digestão, podem formar substâncias cancerígenas.



Deixe o seu comentário