coluna
Publicado: 23/11/2020 às 15h31min
Vendedor: “Alô, bom dia. Loja de equipamentos fulana de tal, André falando. Em que posso te ajudar?”
Potencial cliente: “Alô, senhor André, bom dia. Vocês vendem bomba d’água da marca “A”?”
Vendedor: “Opa, meu amigo, vamos ficar te devendo uma bomba dessa marca, pois não trabalhamos com essa marca”
Ex potencial cliente: “Okay. Obrigado então”.
O exemplo de diálogo que expus acima infelizmente ainda acontece em muitos empresas. O caso, embora seja fictício, se baseia em evento real que um colega de profissão me contou a respeito da observação que fez ao ouvir horas e horas de gravação dos atendimentos que os vendedores faziam aos clientes que pegavam o contato da empresa nas artes de divulgação nas redes sociais.
Todo o esquema de trabalho de Marketing Digital, segundo este meu colega, era feito observando todas as técnicas modernas de marketing, mas a empresa não tinha muito resultado prático de venda. E ele, após essa observação, detectou que a falha estava no atendimento incompleto e não assertivo.
Embora a empresa não vendesse bombas d’água da marca “A”, vendia das marcas “B”, “C” e “D”. Faltou ao vendedor expor ao potencial cliente que vendia dessas marcas e falar os valores que essas outras bombas entregariam ao cliente.
O cliente poderia estar procurando uma bomba d’água da marca “A” porque alguém a tivesse indicado, porque é essa marca que ele usa, talvez porque ao pesquisar sobre marca de bombas d’água na Internet foi essa a primeira opção que o Google lhe tenha oferecido no rankeamento… As possibilidades são muitas.
Mas a questão é: o cliente queria uma bomba d’água e empresa tinha bomba d’água, só que o cliente terminou a ligação sem saber que a empresa vendia bomba d’água.
Um vendedor precisa saber o que tem ou não no estoque da loja, precisa oferecer não o produto mas os valores que o produto entrega (preço é o que o cliente paga e valor é o que o produto/serviço proporciona).
No caso acima, o Marketing Digital fez todo o esforço nadando no mar do mercado mas morreu na praia ao não conseguir o objetivo final: vender produto e gerar rendimentos à empresa. Para que o Marketing dê certo, é preciso haver assertividade por parte de quem manterá o contato direto com o cliente.
sobre Fernando Pereira
Jornalista, formado e pós-graduando em Marketing, assessor de comunicação e chefe do departamento de Marketing da Unicem Pós-Graduação em Odontologia, e da Unicesumar EaD/polos de Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste)