Porto Velho/RO, 28 Março 2024 15:09:27
Diário da Amazônia

Mobilidade Urbana será debatida

Audiência será realizada no dia 28 deste mês, na Câmara Municipal de Ji-Paraná.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 22/09/2015 às 05h20min

O objetivo do Plano é propor soluções que promovam a integração entre os diferentes modos de transporte  Fábio Souza/Diário da Amazônia

O objetivo do Plano é propor soluções que promovam a integração entre os diferentes modos de transporte Fábio Souza/Diário da Amazônia

A prefeitura de Ji-Paraná promove, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), no próximo dia 28 de setembro, a partir das 19h, na Câmara Municipal, uma audiência pública para receber da população e organismos sociais sugestões para o “Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Ji-Paraná”.

O Plano está sendo elaborado a partir de quatro eixos: 1) Malha viária; 2) Transportes de pessoas e cargas; 3) Segurança; e 4) Educação e Leis no trânsito. O grande objetivo deste Plano é propor soluções que promovam a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas do município de Ji-Paraná, bem como o trabalho educativo em escolas.

Na audiência os cidadãos terão a chance de, não só tomar conhecimento deste plano, como esperamos que opinem, que apontem questões ainda não contempladas ou que precisem ser alteradas no texto”, informa Cláudia Donadel, arquiteta e urbanista da Semplan, coordenadora do Plano de Mobilidade.

Integram ainda a força-tarefa responsável pela elaboração do Plano Municipal um técnico da Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), além de representantes das universidades locais.

A coordenadora acrescenta que este tema é amplo e inclui todas as maneiras adotadas pelas pessoas para se locomover no espaço do município.

“É preciso pensar e planejar além do transporte particular, as ciclovias, transportes coletivos individuais e coletivos, o transporte de cargas, as hidrovias, a qualidade das vias incluindo calçadas e ainda outras formas”, complementa Cláudia.
Além da população e organismos sociais estão convidados os universitários da cidade e de entidades que possam contribuir positivamente para a consolidação deste Plano que, uma vez aprovado, irá transformar-se em lei municipal ainda este ano.

Segundo Cláudia, este Plano de Mobilidade Urbana está sendo construído levando-se em conta o que prevê o Plano Diretor da Cidade. Para tanto, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários, além da consulta a órgãos como a Associação Comercial e Industrial e a Associação de moradores e de bairros e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

As entidades ou pessoas que quiserem já podem encaminhar sugestões para o e-mail [email protected] ou no site da prefeitura, no link Plano Municipal de Mobilidade Urbana, www.ji-parana.ro.gov.br .



Deixe o seu comentário