Porto Velho/RO, 24 Março 2024 08:33:36
Diário da Amazônia

Mobilização em defesa da Unir e Instituto Federal

Iniciou ontem em Porto Velho uma sequência de eventos e mobilizações contra os cortes de verbas públicas da edução, anunciada pelo..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 10/05/2019 às 10h29min

Iniciou ontem em Porto Velho uma sequência de eventos e mobilizações contra os cortes de verbas públicas da edução, anunciada pelo Ministério da Educação. A medida afetará o Ifro (Instituto Federal de Rondônia) e a Unir (Universidade Federal de Rondônia).

Estão envolvidos na organização entidades e sindicatos que representam professores, servidores da educação e estudantes das instituições.

O primeiro evento aconteceu às 16h de ontem, no Ifro Calama, com a realização da Plenária dos Estudantes “Todos pela educação”.

Ainda ontem, às 18h30, aconteceu outra plenária de luta para a mobilização e organização do ato unificado marcado para o dia próximo dia 15, na praça das Caixas D’Água. No mesmo horário aconteceu na Unir, a assembleia geral de mobilização com estudantes do curso de Ciências Sociais.

Hoje, às 9h, terá a plenária de mobilização dos servidores federais, organizados pelo Sindsef. Já às 11h, 11h e 19h acontecerão as plenárias com estudantes da Unir, no Auditório Paulo Freire.

Meta

Segundo o professor Uilian Nogueira Doca, do Ifro, as plenárias são com o formato tribuna livre, onde os estudantes poderão se manifestar. A meta é organizar o maior número de pessoas para o ato unificado que será o principal evento do movimento.

Além da defesa das universidades e institutos federais, a mobilização servirá também para protestar contra a reforma da Previdência.

Na agenda do movimento consta ainda que na próxima segunda-feira (13), terá uma reunião no Ifro Calama com a bancada federal para sensibilização dos parlamentares sobre os impactos previstos pelo corte no orçamento.

Na parte da tarde da segunda-feira, haverá mobilização nas escolas convocando os estudantes e servidores da educação para a participação no ato unificado.



Deixe o seu comentário