Porto Velho/RO, 21 Março 2024 21:04:58
RONDÔNIA

Moradores bloqueiam Estrada da Penal e reivindicam asfalto

A estrada que dá acesso aos Portos de Grãos foi paralisada pela segunda vez no ano, ontem (15), pelos moradores da Zona Rural de Porto..

Por Larina Rosa Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 15/07/2019 às 14h37min

Foto: Roni Carvalho – Diário da Amazônia

A estrada que dá acesso aos Portos de Grãos foi paralisada pela segunda vez no ano, ontem (15), pelos moradores da Zona Rural de Porto Velho. O motivo ainda é o mesmo as obras de pavimentação da RO-005 a Estrada da Penal, e a construção do Anel Viário, localizado na BR-364, que dá acesso aos portos de grãos, em Porto Velho, estão paralisadas desde o final do ano passado.

A poeira e as péssimas condições dificultam a trafegabilidade dos veículos no local, os moradores reclamam do descaso e afirmam que a situação da estrada é de total abandono. No momento nenhum veículo passa no local, somente ambulâncias ou doentes.

O morador Angelino Diniz mora na região há mais de 10 anos, disse que a poeira e os buracos são as principais reclamações, “O Governo se preocupa com os portos, mas não se preocupa com os moradores da região. O DER prometeu há três anos entregar esse asfalto e até agora nada. O bloqueio é a única opção dos moradores para chamar atenção das autoridades.Outra reivindicação é o encascalhamento da estrada que liga ao Distrito de São Carlos, que está em péssimas condições de trafegabilidade,” destacou.

Raimundo Nonato, morador há mais de 40 anos no local, disse que no período chuvoso a estrada fica pior, os buracos da estrada de hoje na chuva viram atoleiros. “No inverno sofremos demais, as carretas tem que parar muitas vezes. A empresa tem que aproveitar para trabalhar nesse período de seca.”

Já o caminhoneiro Amazildo Del Piero disse que apoia o bloqueio já que a estrada não está em condições de trafegar. “Fica muito difícil trabalhar assim. Faz anos que os moradores passam essa situação e até agora ninguém fez nada para resolver esse problema.”

A obra prevê 31 km de asfalto na rodovia e faz parte do cronograma de força-tarefa de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER-RO). De acordo com a assessoria do DER ocorreu uma reunião com a empresa responsável pela pavimentação e hoje mesmo serão agilizados os serviços no local.

A pavimentação está prevista para acontecer a partir do presídio Urso Branco até a escola Chiquilito Erse, no entroncamento do Ramal Aliança, via de acesso ao distrito de São Carlos, no Baixo Madeira. O valor para asfaltar uma das principais vias de escoamento da produção de grãos de Rondônia, que garante acesso aos portos Amaggi, Bertolini e Kargill é em torno de R$ 40 milhões.



Deixe o seu comentário