Porto Velho/RO, 28 Março 2024 02:41:35
Diário da Amazônia

Moradores de rua recebem atenção em projeto

O projeto é coordenado por Airton Moreira e a dona de casa Lúcia Lamota, eles contam com a parceria de outros voluntários

Por J. Nogueira Redação
A- A+

Publicado: 21/10/2018 às 12h50min | Atualizado 21/10/2018 às 14h14min

O projeto ‘Entrega e Banho Solidário’ formado por profissionais liberais realiza no período da noite, toda quarta-feira, uma ação beneficente para moradores de rua, em Ji-Paraná, distribuindo lanches, refeições e até banho. Em 2015, em média 30 pessoas eram beneficiadas, e três anos depois, esse número mais que dobrou. O projeto é coordenado por Airton Moreira e a dona de casa Lúcia Lamota, eles contam com a parceria de outros voluntários.

De acordo com os coordenadores, o projeto “Entrega e Banho Solidário” foi iniciado, primeiramente, pela comunidade Nossa Senhora de Fátima e, infelizmente, parou. Somente em 2015 dona Lúcia Lamota e mais duas amigas, Andréia Árabe e Bernadete decidiram que o trabalho solidário não poderia terminar, e mesmo sem qualquer estrutura, apenas com a ajuda de colaborações deram continuidade na referida ação. “Não tínhamos carro, fogão, geladeira, absolutamente nada. Começamos apenas com a boa vontade de ajudar o próximo”, declarou Lúcia Lamota.

Airton e Lúcia explicaram que no começo o número de moradores de rua, em Ji-Paraná, chegava à média de 30. Eles recebiam janta (marmitex), feitas em sua residência proveniente de carne, arroz, feijão e verduras. Tudo doado por pessoas que acreditavam no trabalho da equipe. “Gradativamente, mais pessoas foram integrando o grupo e a ação foi se fortalecendo, cada vez mais”, afirmou.

Cerca de 60 pessoas são beneficiadas e assistidas pelo projeto. Sempre nas noites de quartas-feiras, a equipe sai à procura desses moradores, na sua maioria homens, para oportunizar um momento de conforto e solidariedade. “A gente ouve muitas histórias e não duvidamos de nenhuma delas, afinal, somos todos humanos e passivos de situação iguais a estas”, lembrou Airton Moreira.

NÚMEROS

A média de entrega das refeição, atualmente fica entre 60 e 65 pessoas, considerada por ele, bastante alta para um município como Ji-Paraná.

Lúcia Lamota disse que os alimentos começam ser produzidos a partir das 15 horas, com a chegada dos voluntários em sua residência, e distribuída, a partir das 19 horas. A equipe é composta por vários profissionais liberais como psicólogo e cabeleireiros. Antes de receber alimentação, material higiênico, e até roupas, eles tomam banho em um trailer, feito de forma artesanal por um dos voluntários. “Ás vezes ficamos das 19 horas até o começo da madrugada praticando essa solidariedade que é muito gratificante”, disse Airton Moreira.

MATERNIDADE

O projeto “Entrega e Banho Solidário” já se expandiu além das ruas. Logo após o término dessa ação, os voluntários se dirigem ao hospital municipal ‘Claudionor Roriz’, mais precisamente na maternidade onde o alimento também é doado para os acompanhantes das futuras mamães, em decorrência do órgão publico não poder disponibilizar.
O projeto é visto por Lúcia Lamota de forma gratificante. Para ela, essas pessoas não podem ser excluídas da sociedade. “Ao menos duas delas já voltaram para seus lares, uma jovem dependente química e uma grávida que recentemente a encontrei com a filha e o esposo. Esse resultado nos dá força para continuarmos e saber que estamos fazendo o certo”, concluiu.



Deixe o seu comentário