Porto Velho/RO, 29 Março 2024 20:18:48
Diário da Amazônia

Moradores denunciam crime ambiental no Dom Bosco

Comissão atuará na fiscalização de crimes ambientais na zona urbana de Ji-Paraná.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 07/11/2018 às 10h49min | Atualizado 07/11/2018 às 12h06min

Este ano, uma comissão foi criada para solucionar esse tipo de problema (Divulgação – Diário da Amazônia)

Moradores da região do bairro Dom Bosco no primeiro distrito de Ji-Paraná estão reclamando do despejo de dejetos de fossas no principal córrego que ‘corta’ vários bairros e que deságua no rio Machado. Ontem, pela manhã, uma moradora acionou a reportagem e mostrou a situação em um dos pontos do riacho, com grande quantidade de material afluente. Em outro local, já na rua Seis de Maio, no mesmo bairro, a água apresentava suspeita de contaminação. Ontem, a secretária de Meio Ambiente Kátia Casula informou já ter determinado a averiguação da situação.

Segundo a moradora que chamou a reportagem, pedindo para manter sua identidade em sigilo, o fato já acontece há muito tempo e nenhuma providência é tomada pelas autoridades do setor. “Essa água está contaminada. Em decorrência dessa situação, já foi registrado pessoas com febre tifoide.

Nesse bairro, ainda se registra muita dengue e até hepatite. Segundo a moradora, alguns pontos de buritizal estariam sendo destruídos em consequência desse problema. “A fedentina é muito forte, principalmente no período da noite. Algo precisa ser feito com urgência já que as principais vítimas desse descaso são as nossas crianças”, concluiu.

A secretária informou que este ano, uma comissão foi criada, composta por quatro fiscais representando as secretarias de Meio Ambiente, Regularização Fundiária, Vigilância Sanitária e Planejamento. O objetivo da referida comissão é justamente fazer um levantamento da situação dos córregos, terrenos baldios, esgoto e queimadas, em toda a região do município, e que a ela voltou ao cargo há apenas 30 dias.

“Vamos tomar todas às providências possíveis. O morador que for identificado praticando este tipo de crime, será imediatamente notificado, terá prazo para resolver a situação (construir fossa própria), e mesmo assim, em caso de não atender a notificação, o mesmo poderá ser multado com valores entre R$ 200 e R$ 200 mil”, afirmou.

Efluentes domésticos ou esgoto sanitário são os dejetos provenientes das diversas modalidades do uso da água em qualquer edificação que tenha banheiro, cozinha, lavanderia entre outros. O destino final dos efluentes domésticos são os rios, lagoas e mares, porém, se não tratados provocam poluição e mortandade dos peixes.

O nitrogênio e o fósforo presentes nesses dejetos, quando em alta concentração, causam a proliferação de algas, prejudicando a respiração dos peixes, que morrem por asfixia, provocando sério desequilíbrio ambiental.



Deixe o seu comentário