Porto Velho/RO, 19 Março 2024 05:42:41
RONDÔNIA

Moradores denunciam falta de água

Há cinco dias os moradores do Condomínio Morada do Sul estão sem água.

Por Ariadny Medeiros Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 20/08/2015 às 05h15min | Atualizado 20/08/2015 às 07h49min

A água que chega nas torneiras não tem força para atender à demanda dos moradores Roni Carvalho/Diário da Amazônia

A água que chega nas torneiras não tem força para atender à demanda dos moradores Roni Carvalho/Diário da Amazônia

Moradores do bairro Novo Horizonte denunciaram a falta de água na região. Segundo eles esta época do ano, que corresponde ao período de seca, a situação sempre se agrava. Há cinco dias as torneiras dos habitantes do condomínio Morada do Sul estão secas e ainda não existe previsão de normalizar a situação.

A moradora do Condomínio Morada do Sul, Luciane Gonçalves afirmou que problema se repete todos os anos “perdi as contas de quantas vezes ficamos sem água, essa época do ano é bem difícil, porque a gente fica sem chuva e o local é alto”, disse ela. Luciane ressaltou que existe um poço dentro do condomínio, mas a utilização não teria sido aprovada pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) pois o lençol freático estaria contaminado.

O recebimento de água na região não acontece todos os dias “pelo menos uma vez na semana a gente fica sem água e toda semana falta”, relatou Luciane. A moradora informou que as pessoas que residem no seu condomínio ligaram várias vezes para a Caerd “eles não dão uma solução para a gente, passam previsões e não cumprem”.

Quando a água chega nas torneiras ela vem muito fraca “a gente está enchendo os baldes, mas na minha pia a louça está empilhada, estou tomando banho fora”, disse Gonçalves. Outro fator que agrava a situação da falta de água é o excesso de poeira, Luciana contou que como a rua não é asfaltada é difícil manter a casa limpa “ou a gente usa o pouco que consegue para o básico ou a gente limpa casa”, concluiu.

CAERD ACONSELHA UTILIZAÇÃO DE CARRO-PIPA

De acordo com informações da Caerd, a falta de água atinge boa parte da população daquela região. O diretor técnico e operacional da Caerd, Mauro Berberian, explicou que o abastecimento na região é feito através de poço “nós vamos mandar imediatamente fazer a limpeza do poço, entre hoje e amanhã, para ver se o poço produz um pouco mais de água”, relatou ele. Mauro explicou que o procedimento de limpeza melhora as condições porque a lâmina está baixa.

O diretor aconselhou a população a solicitar carros-pipa para abastecimento, através do telefone 0800 647 1950. Ainda ressaltou que as obras que foram feitas na região fazem parte das obras do PAC para melhorar o fornecimento de água “para o ano que vem, Porto Velho não deve depender mais do abastecimento através dos poços”, conclui Mauro solicitando que a população também economize água.

A pouca água que chega na maioria das vezes não consegue suprir a demanda “uma vez por semana a água está caindo, à noite, durante 20 minutos e não consegue nem encher a caixa d’água”, disse o morador Augusto César explicando que durante o último mês a água não está chegando sempre. Augusto reclamou que algumas vezes ao ligar a toneira mesmo sem água, o relógio continua girando, contabilizando na conta.

A Caerd, através do diretor comercial, Fabrício Ferreira Lima, explicou que quando ocorre este tipo de problema é necessário ligar no telefone gratuito da Caerd para fazer a reclamação “nós mandamos verificar, o técnico vai até o local checar o que está acontecendo. As pessoas podem gravar no celular que, se for constatado o problema, é feita a redução pela média”, conclui o diretor.

 



Deixe o seu comentário