BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Morre fundador de Presidente Médici

“O corpo de José Milton Rios foi sepultado em Fortaleza-CE”

Publicado: 01/11/2018 às 18h35
Atualizado: 01/11/2018 às 19h00

Foto: Arquivo família

A semana foi de luto para a cidade de Presidente Médici com o falecimento do seu primeiro pioneiro José Milton Rios no decorrer da quarta-feira (30)na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará (CE), onde residia nos últimos anos. Milton Rios tinha 83 anos e a causa morte teria sido falência de múltiplos órgãos em decorrência de várias enfermidades. O pioneiro faria 84 anos, nesta sexta-feira, dois de novembro.

Segundo o sobrinho e ex-vereador, Rildo Cezar Rios (Bodão), o tio chegou em Rondônia em 1957, com 18 anos, ainda solteiro, decidiu fixar residência e constituir família quando a região ainda era o Território do Guaporé. Ele foi o primeiro morador de Presidente Médici com o território sendo praticamente 100% seringal. Milton Rios se casou e foi pais de quatro filhos (três homens e uma mulher).

Ele também atuou na área política, sendo o fundador da antiga Arena, além de ter sido também o pioneiro na criação do gado Girolando e Nelori. Por muitos anos, Milton a família, enfrentou muitos conflitos de invasão de terras na região, bem antes da chegada do Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra).

Ontem, outro sobrinho do pioneiro, Nilton César Rios que já foi vereador por dois mandatos em Ji-Paraná e atual secretário regional de Governo, disse lamentar bastante a perda do tio. Ele acredita que o tio deixa um legado de perseverança, determinação e muita força de vontade nas conquistas da vida. “Ele descansou, mas sua história com o pioneirismo ficará para sempre em nossas mentes”, declarou.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário