Porto Velho/RO, 24 Março 2024 18:43:33
Diário da Amazônia

Morte de macaco por febre amarela

O primeiro caso da doença em Cacoal foi confirmado após a realização de exames na Capital.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 04/07/2017 às 05h25min

O animal foi encontrado morto na zona rural do município no mês de janeiro deste ano

A Coordenadoria de Vigilância Ambiental confirmou a primeira morte de macaco por febre amarela silvestre neste ano em Cacoal. O animal foi encontrado morto na zona rural do município no mês de janeiro, mas só agora o resultado ficou pronto. O município ainda aguarda o resultado de outras sete amostras de macacos que foram enviadas para análise em laboratório este ano.

De acordo com o coordenador municipal de vigilância ambiental Flaviano Melo, o animal foi encontrado pelos moradores da área rural do município, que acionaram o setor. Servidores se deslocaram ao local e chegaram cerca de 30 minutos, após o óbito do animal que era um macaco macho da espécie Bugiu, muito comum na região.

“Os servidores chegaram até o animal e fizeram o trabalho de rotina, que é a retirada do cérebro e vísceras do macaco, para ser encaminhado para análise. Primeiramente, este material foi enviado para o Laboratório Estadual em Porto Velho, que se encarregou de encaminhar para o Pará, onde as amostras foram analisadas”, contou Flaviano.

O coordenador da vigilância ambiental alerta que o macaco não é o transmissor da doença, e que a população não precisa se preocupar, pois a vacina contra a febre amarela faz parte do calendário vacinal de Rondônia, e só quem nunca tomou a vacina precisa procurar as Unidades Básicas de Saúde para se imunizar.

“O fato de um animal ter morrido de Febre Amarela é um indicativo de que o vírus está circulando no município, porém a população que está imunizada pode ficar tranquila. Até pouco tempo a recomendação do Ministério da Saúde indicava que a cada 10 anos era preciso repetir a dose da vacina, mais agora ficou comprovado que é necessário apenas uma dose para que a pessoa se mantenha imunizado”, explicou Flaviano.

Com a confirmação desse caso em Cacoal, profissionais da Agência de Vigilância Sanitária do estado esteve no local para verificar se os moradores da área estão imunizados contra a febre amarela. A Coordenadoria de Vigilância Ambiental ainda aguarda o resultado de outras sete amostras de macacos que foram enviadas para análise em laboratório este ano.

UBS oferece vacinas

As vacinas contra a febre amarela são disponibilizadas de segunda-feira a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde no período da manhã. É importante que as pessoas levem cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (Sus).



Deixe o seu comentário