Porto Velho/RO, 29 Março 2024 17:12:18
SAÚDE

Mortes por coronavírus na Espanha ultrapassam 4 mil

Espanha superou a China no número de mortes em decorrência da covid-19, e está atrás apenas da Itália

A- A+

Publicado: 26/03/2020 às 09h06min

A Espanha registrou 655 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número menor do que as 700 de quarta-feira, 25, informou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 26, enquanto o total de fatalidades no país ultrapassou 4 mil.

Membros do Exército da Espanha vestindo trajes de proteção deixam ringue de patinação no gelo que está sendo usado como necrotério em Madri 26/03/2020 REUTERS/Susana Vera Foto: Reuters

O número total de casos de coronavírus subiu de 47.610 para 56.188 na quarta-feira. As mortes causadas pelo vírus subiram para 4.089, ante as 3.434 de quarta-feira, informou o ministério.

A Espanha agora tem o segundo maior número de mortes no mundo, depois dos 6.820 da Itália. Ambos os países superaram a Chine. Uma pista de patinação em Madri foi transformada em um necrotério improvisado, e dezenas de mortes estão sendo registradas em lares de idosos em todo o país.

Profissionais de saúde da Espanha, que respondem por milhares dos infectados, entraram com ações judiciais contra o governo, queixando-se da falta de equipamentos básicos de proteção, como máscaras, jalecos e luvas.

O Exército espanhol pediu à Otan ventiladores pulmonares, equipamentos de proteção e kits de teste, disse o chefe das Forças Armadas, Miguel Villarroya, na quarta-feira.

A Espanha está no 12º dia de um bloqueio nacional de 15 dias, que provavelmente será estendido para 30 dias. Escolas, bares, restaurantes e a maioria das lojas estão fechadas. Reuniões sociais são proibidas. As pessoas estão confinadas em suas casas.

“Alcançamos uma redução quase total no contato social”, disse o chefe de emergência em saúde, Fernando Simon, em entrevista coletiva, acrescentando que a Espanha estava chegando ao auge da epidemia.

Além do impacto devastador na saúde, o bloqueio foi um golpe punitivo para a economia espanhola, com dezenas de milhares de trabalhadores temporariamente afastados, à medida que setores como varejo, turismo e manufatura pararam.

 

 

 

Fonte: Reuters



Deixe o seu comentário