Porto Velho/RO, 25 Março 2024 07:48:27
Diário da Amazônia

Mourão busca subsídios para implementar Conselho da Amazônia

O presidente em exercício esteve na tarde desta terça-feira (10) em Porto Velho e se reuniu com o governador Marcos Rocha.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 10/03/2020 às 18h51min | Atualizado 11/03/2020 às 08h52min

Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia

O vice-presidente Hamilton Mourão percorre os estados que integram a Amazônia Legal para contatos com os governadores, objetivando obter subsídios para a implementação do Conselho da Amazônia. Ao contrário do projeto original de 1995, o Conselho criado pelo presidente Jair Bolsonaro descartou a participação dos Estados.

Isso gerou descontentamento por parte dos governadores, que entendem que os Estados precisam fazer parte do Conselho porque são entes federativos integrados à região. Ontem, Hamilton Mourão, no exercício da Presidência, esteve em Porto Velho onde conversou com o governador Marcos Rocha e secretários no Palácio Rio Madeira. Ele informou que o governo apresentou as ações que já estão sendo desencadeadas no estado na área de preservação ambiental.

Em entrevista à imprensa, no final da tarde desta terça-feira (10), Hamilton Mourão respondeu a indagações sobre aspectos relacionados à Amazônia, principalmente sobre segurança nas áreas de fronteira e combate ao narcotráfico. Isto porque a Amazônia se transformou num verdadeiro quintal do narcotráfico internacional nos últimos anos, com grandes cartéis e facções instalados, principalmente no Amazonas, Acre e Rondônia.

O presidente em exercício disse que ações na área de segurança estão sendo realizadas de forma integrada pelos governos federal, estaduais e municipais. Ele reconhece que cabe maior volume de investimentos nas regiões de fronteira, mas argumenta que a escassez de recursos financeiros tem dificultado.



Deixe o seu comentário