Porto Velho/RO, 25 Março 2024 09:44:17
Diário da Amazônia

MPRO aplica acordos baseados no pacote anticrime

Acordos evitam ação penal contra quem cometeu crimes que prevêem pena inferior a quatro anos de detenção.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 29/01/2020 às 09h33min

O Ministério Público de Rondônia já começou a firmar Acordos de Não Persecução Penal (conjunto de atividades que o Estado desenvolve no sentido de tornar realizável a sua atividade repressiva em sede penal). Nesse sentido, a Procuradoria-Geral de Justiça e a Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado de Rondônia expediram duas Recomendações Conjuntas acerca do Acordo de Não Persecução Penal e Enunciados da Lei nº 13.694/14 ( Lei Anticrime), com a finalidade de contribuir com os membros que atuam na área criminal.

Na Comarca de Porto Velho, por exemplo, o Promotor de Justiça Valdemir de Jesus Vieira, da 28ª Promotoria de Justiça, com atribuições na 1ª Vara Criminal, visitas às delegacias e audiências de custódia, foi o primeiro Membro do Ministério Público Estadual, na Capital, a celebrar o acordo dentro dos parâmetros estabelecidos pela Lei nº 13.694/14.

De acordo com a nova Lei, o Ministério Público agora pode fazer acordos para não ajuizar ação penal contra quem cometeu crimes que prevê pena inferior a quatro anos de detenção e desde que não envolva violência ou grave ameaça. O investigado que celebrar o acordo compromete-se, se for o caso, a devolver o produto do crime às vítimas, prestar serviço comunitário e/ou pagar multa ou cumprir, por prazo determinado, outra condição indicada pelo MP, desde que proporcional a infração penal cometida.

 

Com informações do DCI/MPRO



Deixe o seu comentário