Porto Velho/RO, 28 Março 2024 03:22:17
Diário da Amazônia

MPRO intensifica medidas de combate à evasão escolar

Ministério Público realizou audiência com pais na Comarca de São Miguel do Guaporé

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/12/2019 às 10h49min | Atualizado 16/12/2019 às 14h24min

Em audiência pública com pais e responsáveis por alunos nos municípios de São Miguel do Guaporé e Seringueiras, o Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de São Miguel do Guaporé, no auditório do Tribunal do Júri da Comarca, enfatizou o trabalho de combate à evasão escolar. Na oportunidade, os pais e responsáveis legais expuseram suas principais preocupações quanto a pontos específicos que vêm se revelando como barreiras à manutenção dos seus filhos na escola. 

Após serem advertidos quanto às implicações legais para o caso de abandono intelectual de crianças e adolescentes, os genitores e responsáveis legais foram informados de que as medidas de combate à evasão escolar seguirão sendo adotadas no âmbito do Ministério Público, de forma individualizada para cada comunicação de infrequência, com o apoio dos demais órgãos integrantes da rede de proteção às crianças e adolescentes. 

A audiência faz parte de um conjunto de medidas articuladas pela Promotoria de Justiça  de combate à evasão escolar e contou com palestras proferidas pelo Promotor de Justiça Titular da Comarca, Felipe Magno Silva Fonsêca; pela Defensora Pública do Estado Marina Dantas Pereira; e pela psicóloga Thaysa de Oliveira Santini e pela assistente social Jucerlânia da Silva Reinaldo Ribeiro, do Núcleo Psicossocial do Poder Judiciário.

O evento destinou-se a pais, responsáveis legais e estudantes cuja infrequência escolar foi comunicada à Promotoria de Justiça nos últimos meses do ano de 2019. Foram abordados temas voltados para a conscientização quanto à necessidade de permanência na escola e as vantagens proporcionadas pela educação nas vidas dos jovens.

A audiência destacou o papel relevante da família na formação dos indivíduos, abordando, especialmente, as principais barreiras que se põem com frequência para a continuidade dos estudos, com a indicação de técnicas e estratégias de enfrentamento. As Secretarias de Educação esclareceram  acerca da necessidade de uma maior aproximação entre os pais e as direções escolares, pontuando os papéis que competem a cada um dos atores envolvidos no processo educacional.

Com informações da Ascom MPRO



Deixe o seu comentário