Porto Velho/RO, 29 Março 2024 15:21:37
Diário da Amazônia

MT e RO discutem estratégias para retirada de vacinação

Representantes dos Estados de Mato Grosso e Rondônia estão reunidos desde ontem em Vilhena (RO) para discutir a implementação do Plano..

Por Estadão Conteúdo
A- A+

Publicado: 03/03/2019 às 11h17min

Representantes dos Estados de Mato Grosso e Rondônia estão reunidos desde ontem em Vilhena (RO) para discutir a implementação do Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. Na pauta, está a retirada da vacinação dos rebanhos de bovinos e bubalinos, que deve ocorrer ainda este ano no Acre e em Rondônia, além de alguns municípios mato-grossenses. A reunião prosseguirá até amanhã, informou hoje em nota o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).

“Os Estados de Rondônia e Acre, além de alguns municípios de Mato Grosso, como Aripuanã, Colniza, Comodoro e Rondolândia, fazem parte do Bloco I do plano, com previsão de retirada da vacinação ainda no ano de 2019”, diz o Indea.

O presidente do Indea-MT, Tadeu Mocelin, explicou que a parceria com Rondônia é importante. “Futuramente esta medida ocasionará a abertura de novos mercados em países que até então não compravam a carne brasileira. Então, neste momento precisamos redobrar a atenção na vigilância sanitária”, disse. Além da reunião de nivelamento das ações, estão sendo realizadas visitas na área de limite do Bloco I. Além disso, como os Serviços Veterinários estaduais precisam ser reestruturados, o Ministério da Agricultura está realizando uma auditoria no setor, disse o Indea-MT.



Deixe o seu comentário