Porto Velho/RO, 25 Março 2024 20:17:58
Diário da Amazônia

Mudanças de consumo marcam o Dia da Água

A mudança nos hábitos de consumo será a principal temática na Semana da Água na programação organizada pela Sedam (Secretaria de..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/03/2019 às 09h42min

A mudança nos hábitos de consumo será a principal temática na Semana da Água na programação organizada pela Sedam (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental), O objetivo da Sedam e parceiros é despertar a consciência ambiental e refletir a respeito do que estamos fazendo para preservar a água no estado.

Para falar sobre a importância da água é necessário abordar o que está ligado diretamente ao tema, como o lixo que influencia a qualidade e torna a água imprópria para consumo. Além do cuidado com a poluição, como o despejo de influentes de indústrias e atividades econômicas que podem prejudicar a bacia hidrográfica.

Atitudes consideradas normais podem surtir um grande efeito negativo, como uma sacola jogada na rua, que pode cair em um rio e resultar na morte de um peixe que comeu o plástico. Pequenas mudanças geram grandes resultados, como jogar o lixo no local correto. Rondônia é rica em água, com rios, igarapés e abundância de chuva, assim como em florestas, por isso, a Sedam alerta também sobre a importância de conservação das áreas florestais, que influenciam na retirada de água do solo, enviando para a atmosfera e contribuindo com o ciclo hidrológico, para que a água do subsolo exista e os rios não sequem, como no período da seca no Estado.

Na Semana da Água, onde o dia celebrado é 22 de março, a programação deve se estender à aldeia indígena, com a etnia Karitiana, para conscientização por meio de palestra e abordagem sobre a saúde indígena, visita de jovens estudantes ao Batalhão da Polícia Ambiental para palestras em salas temáticas e passeios em trilhas ecológicas nas Áreas de Preservação Permanente (APP) para reconhecer a importância das árvores na preservação das águas, limpeza do Canal dos Tanques com plantio de mudas envolvendo a comunidade local, oficina e mutirão de combate ao Aedes aegypti com a comunidade, Simpósio de Sustentabilidade Ambiental no transporte aquaviário sensibilizando proprietários, responsáveis e tripulação de embarcações fluviais sobre a importância do meio ambiente, e o fechamento com o ato simbólico de desligamento de luzes por uma hora estimulando a redução do consumo de energia e conservação dos recursos naturais.

É comemorado mundialmente no dia 22 de março (Dia Mundial da Água), conforme acordo da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, contida no capítulo 18 da Agenda 21.

PROGRAMAÇÃO

16/03 – Sábado – 8h às 12h

Treinamento das lideranças e as formas de atuação da campanha de mobilização contra o Aedes aegypti

Público: alunos, professores e colaboradores de instituições parceiras.

Local: Rua João Goulart, 666, Bairro mato Grosso

19/03 – Terça-feira – 8h às 12h

Visita à Aldeia Karitiana

19/03 – Terça-feira – 14h às 18h

Palestra “O que é APP (Área de Preservação Permanente) e sua importância para os recursos hidrícos”

Local: EEEFM Murilo Braga

22/03 – Sexta-feira – 8h às 12h

Limpeza de Canal seguido de plantio de mudas

Público: alunos, professores, órgãos públicos, voluntários.

Local: Canal dos Tanques entre as ruas Rafael Vaz e Silva e Salgado Filho

23/03 – Sábado – 14h às 18h

Oficina de combate ao Aedes aegypti

Público: calouros e veteranos do Centro Universitário São Lucas

Local: Auditório Campus II – São Lucas

30/03 – Sábado – 20:30 às 21:30

Desligamento das luzes por uma hora

Público: aberto a todos

Local: Sede da Prefeitura de Porto Velho, Sema, Palácio Rio Madeira, Escola Murilo Braga, Porto Velho Shopping e Centro Universitário São Lucas



Deixe o seu comentário