Porto Velho/RO, 24 Março 2024 18:43:43
Diário da Amazônia

Mudanças em linhas de ônibus urbanos

Estudo realizado pela Semtran mostrou que linha de ônibus pode ser excluída.

Por Redação e Assessoria Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 14/04/2017 às 11h00min

Estudo realizado visa melhorar o sistema de transporte coletivo de Porto Velho

A partir do dia 25 de abril a linha de ônibus Ulisses via João Paulo II deixará de ser operada pelo SIM, consórcio que tem a concessão da exploração do sistema de transportes urbanos em Porto Velho. Essa é uma das mudanças, já confirmadas pela prefeitura e que serão implantadas pela Semtran (Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte).

A medida, apoiada em um levantamento feito pela secretaria, está entre as ações que serão implementadas pelo prefeito dr Hildon Chaves, para melhorar o sistema público de transporte de passageiros. A pedido do prefeito, novos estudos serão realizados para amparar as decisões futuras da administração municipal no setor.

No estudo realizado pela Semtran, foi constatado que a exclusão da Linha Ulisses via JP II não trará nenhum prejuízo aos usuários do serviço.

Foi verificado que o trajeto percorrido pelos ônibus da linha é muito extenso – o percurso é de 50,16 quilômetros – e, para completar o “balão”, os coletivos levam 2h25, sendo que a frequência entre balões é de 2h30 e são feitos seis balões ao dia. Balão é percurso feito pelo coletivo no deslocamento do bairro ao Centro e do Centro ao bairro.

“Percebemos, com esse estudo, que todas as linhas de ônibus passam pelo Centro, no ponto do Ferroviário, na Sete de Setembro. Partindo deste ponto, verificou-se que há sete linhas com itinerário passando pelo Hospital João Paulo II. Desta forma os usuários da linha Ulisses via JP II, podem ir até o centro para pegar outro veículo que vai ao João Paulo II”, explicou Uálace Cardoso, gerente da Divisão de Estudo e Planejamento de Transportes da Semtran.

Ele também afirmou que esse baldeamento (troca de ônibus) pode ser feito no centro, com o passageiro pagando apenas uma passagem com o sistema de integração, considerando a regra de sentido ida com volta.
“Nesse caso, o usuário pega o ônibus no bairro, no sentido ida, e no centro, no ponto do Ferroviário, pega o ônibus com destino ao Hospital João Paulo II, no sentido volta”, explicou.



Deixe o seu comentário