Porto Velho/RO, 18 Março 2024 20:26:43
Diário da Amazônia

‘Mulheres de Aluá’ abre o Madeira Festival de Teatro em Rondônia

A mostra inicia nesta quarta, em Porto Velho; seis grupos participam do evento

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 04/06/2019 às 07h31min | Atualizado 04/06/2019 às 09h01min

O Madeira Festival de Teatro inicia nesta quarta-feira,5, com a apresentação do espetáculo “Mulheres de Aluá”, às 19h30, no Teatro Guaporé, em Porto Velho. A mostra competitiva encerra no domingo,9.

Seis grupos foram selecionados para participar da mostra. Os ingressos são gratuitos. Todos os espetáculos terão tradução em Libras e transmissão pelo Facebook. O festival tem o patrocínio do varejista Atacadão e do Ministério da Cidadania

A curadoria das peças foi feita por artistas de Curitiba, Manaus e Rio de Janeiro.

Os grupos receberão cachê. Os do interior terão ainda terão transporte, alimentação e estadia. Além do cachê, haverá premiação em dinheiro para os vencedores do festival e troféus para categorias, como melhor espetáculo, melhor direção, melhor ator e atriz, dentre outros.

O espetáculo vencedor receberá cachê, transporte, estadia e alimentação para fazer uma turnê pelos municípios de Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena entre os dias 12 e 22 de junho.

Programação

MULHERES DO ALUÁ

05/06 às 19:30

CIA O IMAGINÁRIO

Direção: Chicão Santos

Texto: Euler Lopes

Município do grupo: Porto Velho

Classificação indicativa: 12 anos

“As Mulheres do Aluá” conta a história de mulheres de diferentes épocas que foram condenadas, num período em que o pensamento-homem determinava a condição de cada uma delas.

TABULE

06/06 às 19:30

CIA PERIPÉCIAS DE TEATRO

Direção: Júnior Lopes

Texto: Junior Lopes

Município do grupo: Porto Velho

Classificação indicativa: 12 anos

Uma tragicomédia apresentada por Zahara, uma cômica heroína libanesa de uma triste saga. Na urgência em se desfazer do peso das sua confissões, ela faz do público a sua pedra das lamentações no velório de seu marido, no Brasil.

É CRIME NÃO SABER LER

07/06 às 14h

CIA DE ARTES EVOLUCÃO

Direção: Eules Lycaon

Texto: Luís Antônio Araújo

Município do grupo: Porto Velho

Classificação indicativa: 12 anos

Não pode haver crime maior que impedir, por qualquer motivo, que a nossa gente aprenda a ler. O caboclo do espetáculo não sabe ler. , porque não pôde estudar, porque não lhe ensinaram. Como isso lhe afeta?

À MARGEM

07/06 às 20h

GRUPO DE TEATRO WANKABUKI

Direção: Valdete Souza

Texto: Valdete Souza

Município do grupo: Vilhena

Classificação indicativa: 12 anos

Criado a partir das vozes de mães e avós e da história oral que permeia às margens dos rios, evoca a história de rios mortos, rememorando as mazelas das famílias nordestinas e sulistas, no abandono de suas origens, em busca do Eldorado.

VIÚVAS DO MAR

08/06 às 19:30

GRUPO DE TEATRO ENCENA

Direção: Roberto Carlos

Texto: Roberto Carlos

Município do grupo: Ji-Paraná

Classificação indicativa: 12 anos

Marcadas pela perda de seus amores para o mar, suas histórias se entrelaçam entre lágrimas, lamentos e esperanças. O luto e o sofrimento une essas quatro mulheres tão diferentes.

INIMIGOS DO POVO

09/06 às 16h

TRUPE DOS CONSPIRADORES

Texto: Henrik Ibsen

Município do grupo: Porto Velho

Classificação indicativa: 12 anos

Na história, um médico desconfiava que os pacientes adoeciam por conta dos banhos na estação balneárea da cidade. Ao analisar a água, chega a conclusão de que há uma bactéria. Mas a população alardeada acaba acusando o doutor como “inimigo do povo”.



Deixe o seu comentário