Porto Velho/RO, 01 Abril 2024 08:54:30
Diário da Amazônia

Município vai disponibilizar mil vagas para o Orgulho do Madeira

Crianças da 1ª a 5ª série estarão 100% dentro da sala de aula, garantiu o secretário Licório.

Por Sara Cícera Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/01/2019 às 09h19min | Atualizado 16/01/2019 às 09h20min

Foto: Divulgação

Em 2018, o ano letivo da rede municipal em Porto Velho foi fechado em 100%, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O secretário César Licório informou que a Semed vai disponibilizar mil vagas dentro do residencial Orgulho do Madeira para este ano. Uma escola municipal com 12 salas de aula está sendo construída e mais um pavilhão com sete salas será alugado para atender às crianças do residencial. A chamada escolar para este ano de 2019 já foi realizada no município e as crianças que se encontram fora da sala de aula já foram matriculadas.

“Nós estamos preparando mil vagas dentro do Orgulho do Madeira. Da chamada escolar, de todas as vagas que nós colocamos, ficaram faltando 700 vagas e, com certeza, nós atenderemos 100% da chamada escolar e 100% da necessidade neste ano”, informou.

Foto: Divulgação

O secretário ainda disse que as crianças da 1ª a 5ª série estarão 100% dentro da sala de aula. Em relação as vagas para o pré 1 e pré 2, do Ensino Infantil, 90% das crianças entrarão nas creches. A partir de hoje, dia 15, a Semed vai divulgar uma nova relação para atender às crianças que não foram matriculadas na Chamada Escolar, e que por algum motivo, não conseguiram fazer a matrícula. “Com essa nova relação, com certeza nós colocaremos todas as crianças em sala de aula”, contou o secretário César Licório.

No total, a Semed possui hoje 140 escolas, 80 dentro de Porto Velho e 60 nos distritos. Além das 80 escolas, Porto Velho tem cerca de 50 extensões. Neste ano, sete extensões que possuem poucos alunos e que pouca estrutura serão fechadas. Em decorrência do fechamento, 75 profissionais da educação vão ser disponibilizados para outras escolas.

“Nós fechamos uma extensão que estava a 200 metros de uma escola, e estávamos pagando 9 mil reais de aluguel para atender 50 crianças. Então, todo esse estudo nós estamos fazendo e viabilizando e trabalhando. O local aonde o proprietário não melhora as condições nós estamos exigindo que faça, o lugar que não tem avançado nós estamos saindo para outros locais, então é para atender realmente”, disse César Licório.

O quadro de professores da rede está completa, mas existem algumas necessidades na área rural. Segundo o secretário, a Semed lançará um edital para cobrir em torno de 350 vagas para professor, orientador e supervisor até o final de janeiro. A intenção principal será para cobrir vagas na área rural. “Queremos contratar em abril novos professores, e enquanto não contratarmos nós temos os emergenciais que ainda tem alguns com prorrogação de seis meses. A ideia é acabarmos com os emergenciais e também com as horas extras”, finalizou.



Deixe o seu comentário