Porto Velho/RO, 20 Março 2024 01:36:55
Diário da Amazônia

Músico toca teclado enquanto é submetido a procedimento na cabeça

Procedimento foi inédito no Hospital São João de Deus (HSJD). Paciente tinha tumor que afetava a coordenação motora.

Por G1
A- A+

Publicado: 06/08/2019 às 09h59min

Foto: divulgação

Um músico de Divinópolis foi submetido a uma cirurgia inédita no Hospital São João de Deus (HSJD). Enquanto os médicos retiravam um tumor de câncer alojado na cabeça de Airton Alves Rodrigues, ele tocava teclado (veja vídeo acima).

Apesar de receber a anestesia, o paciente de 55 anos permaneceu acordado durante o procedimento.

O hospital informou que a doença estava afetando principalmente a coordenação motora do músico e segundo o neurocirurgião responsável pelo caso, Thales Morais, foi pedido que ele movimentasse os dedos para que médicos pudessem avaliar o desempenho do procedimento ainda com a cirurgia acontecendo.

Conforme Thales, com o procedimento feito na última sexta-feira (2), foi possível identificar exatamente as áreas funcionais ao redor do tumor.

“A expectativa é que o paciente consiga resgatar a qualidade de vida e retornar às atividades cotidianas”, acrescentou o cirurgião.

Luta contra o câncer

O neurocirurgião Thales Morais contou que essa já é a segunda cirurgia feita pelo mesmo motivo em Airton Alves Rodrigues. O músico teve o primeiro diagnóstico de câncer há seis anos, fez o tratamento e foi curado. Mas, a doença voltou a aparecer.

“Agora o tumor reativou em uma área de sensibilidade e estava comprometendo o desempenho da profissão dele. Por isso, resolvemos realizar esta cirurgia com o paciente acordado durante a ressecção. O procedimento iniciou com uma sedação mais profunda e depois acordamos o paciente para monitorizarmos todos os déficits”, explicou.

Segundo a assessoria do HSJD, esse tipo de procedimento foi inédito na unidade de saúde. O paciente se recupera bem.

 



Deixe o seu comentário