Porto Velho/RO, 24 Março 2024 00:15:01
SAÚDE

Mutirão de cataratas prevê mil cirurgias neste semestre

O projeto que começou em Porto Velho em julho de 2019, e já realizou mais de duas mil cirurgias na região Madeira-Mamoré, agora foi..

A- A+

Publicado: 12/02/2020 às 15h22min | Atualizado 12/02/2020 às 15h23min

Foto: divulgação

O projeto que começou em Porto Velho em julho de 2019, e já realizou mais de duas mil cirurgias na região Madeira-Mamoré, agora foi ampliado para o interior com o objetivo de zerar, até o primeiro semestre deste ano, a fila por cirurgias de catarata em todo o estado de Rondônia. “O objetivo é fazer com que todas as pessoas de Rondônia, que perderam a visão devido ao problema, voltem a enxergar e a ser produtivas”, disse o governador coronel Marcos Rocha.

Aos 63 anos e sem enxergar devido à catarata, Benjamim Franco, de Pimenta Bueno, foi um dos beneficiados no mutirão realizado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), com apoio da deputada federal Jaqueline Cassol na região do Café e Vale do Guaporé. “Eu já estava esperando há quatro anos por isso, estava até desanimado e não tinha condições de pagar pra fazer a cirurgia. Graças a Deus veio esse mutirão. Fiz o primeiro olho ontem e hoje já vim marcar para fazer o segundo. Antes de fazer a cirurgia, eu não via você e hoje eu estou vendo tudo”, comemorou o aposentado que passou pelo primeiro procedimento no último dia 4.

“Estão acontecendo 120 cirurgias de catarata por dia em Cacoal. Até o final do mutirão, serão mil cirurgias realizadas. São pacientes dos municípios de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, São Felipe do Oeste, Primavera de Rondônia, Ministro Andreazza, Costa Marques, Seringueiras e São Francisco”, informou o secretário de Saúde, Fernando Máximo.
Belmira da Silva, de Seringueiras, aguardou por quase três anos a cirurgia. “Quando soube do mutirão fui ao posto de saúde e eles já marcaram a minha vinda e, agora, estou aqui pra fazer e sair enxergando. Estou muito feliz, de todo coração”.

Fonte: ASSESSORIA



Deixe o seu comentário