Porto Velho/RO, 24 Março 2024 12:08:18
Diário da Amazônia

Mutirão de cirurgias de catarata deve atender mais de mil rondonienses

Dando continuidade às ações que tem como objetivo zerar a fila de espera por cirurgias de catarata em Rondônia, o Governo do Estado..

A- A+

Publicado: 16/10/2020 às 16h12min

Entre os dias 1º e 21 de outubro, a expectativa do Governo de Rondônia é realizar mais de mil cirurgias de cataratas. Dona Angelina está entre os pacientes que vão realizar este sonho

Dando continuidade às ações que tem como objetivo zerar a fila de espera por cirurgias de catarata em Rondônia, o Governo do Estado realiza, desde o dia 1º de outubro, mais um mutirão de cirurgias em Cacoal, atendendo pacientes de dezenas de municípios do interior.

O comerciante Orlando Firmino de Souza, de 62 anos, sofre com catarata há alguns anos e encara esta iniciativa do Governo de Rondônia como um verdadeiro incentivo. “As vistas estão muito embaçadas há alguns tempo, mas eu tinha medo de fazer a cirurgia. Esse mutirão acabou sendo um incentivo, essa iniciativa do Governo é muito boa. Escutei relatos de gente que fez a cirurgia e diz que voltou a enxergar o mundo com olhos de uma criança. Então a expectativa é muito boa . Eu acredito que realmente serei feliz com essa cirurgia, pois vejo isso com os que estão aqui, todos estão muito felizes”, relata Seu Firmino.

Em Cacoal, as cirurgias estão sendo realizadas no Hospital Samar, no centro da cidade. Três cirurgiões especialistas se revezam. São aproximadamente 50 cirurgias realizadas diariamente. Entre o dia 1º a 15 de outubro, 627 pacientes fizeram o procedimento em Cacoal e o objetivo é que até dia 21 esse número chegue a 1.050 pacientes.

Com cirurgia agendada para esta sexta-feira (16), Seu Firmino está entusiasmado com a chance de voltar a enxergar melhor

“A campanha de cirurgias de catarata surgiu como um modelo facilitador para propiciar à população o acesso ao tratamento. Muitas pessoas aguardavam na fila por muitos anos, para fazer essa cirurgia. A catarata acarreta muitos prejuízos à visão e você saber que uma cirurgia de apenas cinco minutos pode resolver esse problema, está aí a importância desta iniciativa do Governo de Rondônia, de devolver aos que sofrem deste problema a capacidade de voltar a enxergar”, reforça o diretor do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, Jair Rocha, que está acompanhando as ações do mutirão.

Esta é a segunda vez que o Governo de Rondônia realiza o mutirão de cirurgias de catarata em Cacoal. Em fevereiro, mais de mil pacientes foram atendidos. Além de Cacoal, os mutirões de cirurgias tem sido realizados também em Porto Velho e na região do Vale do Guaporé, atendendo os rondonienses de todos os municípios do Estado.

A aposentada Evangelina Vital, de 69 anos, é de Santa Luzia d’Oeste e nesta sexta-feira (16) passou pelo procedimento cirúrgico em Cacoal. Segundo ela, esse momento se torna uma nova etapa em sua vida. “Eu estou fazendo essa cirurgia para voltar a enxergar melhor. Essa é a minha esperança e eu fico muito feliz do Governo ter essa iniciativa. Para muitos, pagar uma cirurgia é difícil, então ficam sem ter essa chance de voltar a ver o mundo com olhos bons. Estou muito feliz, de verdade e agradecida por essa oportunidade”, enaltece.

Encerrada as cirurgias de catarata, o Governo de Rondônia dará início em Cacoal a um mutirão de cirurgias de pterígio, popularmente conhecido como carne do olho. Trata-se de uma alteração caracterizada pelo crescimento de tecido na córnea do olho. Mais de 500 pacientes, de toda a região, que aguardavam por este momento vão poder realizar agora a tão sonhada cirurgia.

(Portal do Governo do Estado de Rondônia)



Deixe o seu comentário