Porto Velho/RO, 24 Março 2024 19:32:35
Diário da Amazônia

Na cultura, o carnaval é muito mais que um simples festejo

Nesta quinta-feira (21), às 9 h, o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) apresenta as ações..

A- A+

Publicado: 21/02/2019 às 08h49min

Nesta quinta-feira (21), às 9 h, o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) apresenta as ações estratégias nas áreas de saúde, trânsito e fiscalização que serão adotadas no carnaval 2019. A reunião terá a participação do Comitê Municipal de Segurança Viária, e representantes dos blocos carnavalescos.
**********
Se você é dirigentes de bloco, não pode deixar de comparecer a essa reunião. Quem deveria ser convocado também e acho que foram, são os representantes dos ambulantes venderes de tira gostos e bebidas.
**********
Sabemos que é proibido a utilização de churrasqueira, tacho de fritar pastel, banana e batata etc à beira da passarela por onde passam os blocos, porém, é o que mais se vê durante os desfiles dos blocos em especial, no desfile da Banda do Vai Quem Quer. O fogareiro do amendoim também deve ser proibido. O vendedor vem no meio do povo: “Olha o quente, olha o quente” e numa dessas pode queimar as pessoas.
**********
Garrafa de bebida seja alcoólica ou não, também deve ser proibida durante os desfiles.
**********
Durante o carnaval o mais importante, é preservar a integridade física do folião e de todos que estejam na avenida.
**********
Bom, os desfiles oficiais começam amanhã 22, com o bloco “Areal Folia” fazendo o circuito Pinheiro Machado.
*********
Apesar do Carnaval ser uma das maiores fontes de arrecadação de impostos no Brasil. Rondônia parece que não está nem aí para isso, pois, não faz nada para atrair o turista a vir passar o carnaval em Porto Velho.
**********
O Setor de Turismo estadual, não coloca uma nota a respeito da maior festa popular brasileira. Era para vincular em tudo quanto era mídia, uma peça publicitária (de vergonha), convidando o folião do estado a vir passar o carnaval em Porto Velho assistindo ou brincando no maior bloco da amazônia a Banda do Vai Quem Quer.
*********
Na cultura, o carnaval é muito mais que um simples festejo ou feriado, se constituindo como uma das maiores manifestações brasileiras. Sem dúvida é também uma excelente oportunidade para o resgate de tradições, preservação da cultura local e de reafirmação de laços entre as comunidades, além de uma excelente oportunidade de geração de trabalho e renda.
*********
Quando nos referimos a Banda do Vai Quem Quer é porque ela é a maior referência do nosso carnaval. A outra era o bloco Galo da Meia Noite!
*********
De qualquer maneira, bem que se poderia trabalhar o chamamento convidando o turista a curtir o carnaval na capital de Rondônia a partir do dia 28 de fevereiro (quinta feira) até o dia 5 de março (terça-feira), participando dos desfiles dos blocos:
********
Vai e Volta (quinta 28), Us Dy Phora e Canto da Coruja (sexta feira 1º); Banda do Vai Quem Quer (sábado dia 2); Murupi (domingo dia 3); Jatuarana Sul (segunda dia 4) e Porto Maria (terça-feira dia 5).
*********
Os órgãos responsáveis pelo turismo na capital e no estado, não fazem nada para atrair ou orientar os turistas que desembarcam no aeroporto Governador Jorge Teixeira ou na Rodoviária de Porto Velho.
*********
Não existe um panfleto, nem no aeroporto, nem na rodoviária. O setor hoteleiro também não faz nada! E assim, até parece que Rondônia não precisa do dinheiro dos turistas. Nem só de Madeira Mamoré, de Parapente de Ouro Preto e Forte Príncipe da Beira, vive o turismo de Rondônia. Tá faltando mais ação dos nossos órgãos de turismo.
*********
Quer saber de uma coisa! Vou comprar meu convite da feijoada da Banda que é bem melhor e trocar meus dois quilos de alimento por uma Bandana, ou então por um Copo ou Chaveiro. Antes que o aniversário dela chegue.
*********
Fui!



Deixe o seu comentário