BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Porto Velho: NACC atenderá mais de 60 pessoas

Núcleo de Apoio a Criança com Câncer anuncia construção de novas instalações.

Publicado: 12/10/2015 às 05h00
Atualizado: 12/10/2015 às 14h14

A nova instalação ampliará a capacidade de 25 para 64 pessoas, incluindo brinquedoteca e salas de atendimento

A nova instalação ampliará a capacidade de 25 para 64 pessoas, incluindo brinquedoteca e salas de atendimento

O núcleo de apoio à criança com câncer (NACC) vai ganhar uma nova sede. O terreno que foi doado pela prefeitura municipal de Porto Velho, com 1.047 metros quadrados ganhará um prédio novo com melhor infraestrutura e melhores instalações para as famílias das crianças com câncer na capital. O investimento é de mais de 1,2 milhão, e a instituição já possui 40% do valor para iniciar as obras.

A nova instalação ampliará a capacidade de 25 para 64 pessoas, incluindo brinquedoteca, biblioteca, parque de diversão, área de convivência e salas de atendimento psicológico e terapia ocupacional “agora começa uma segunda fase com a missão de construir nossa casa, nossa sede própria com carinho e conforto maior para as crianças que tanto precisam que passam por este terrível mal, essa enfermidade do câncer”, ressaltou Sidnei Matos, presidente do NACC.

A maior parte das crianças que são atendidas vem do interior de Rondônia e também de outros Estados “Acre, Amazonas e Mato Grosso, todas aquelas pessoas que chegam ao hospital de base, passam pela triagem da assistente social e precisam de ajuda, na medida do que temos condição de receber”, indagou Sidnei.

A instituição atende uma média de 60 famílias por mês. As crianças são assistidas pelo núcleo com serviços de hospedagem e alimentação “nós oferecemos estadia, hotelaria, lavanderia e alimentação: café da manhã, almoço e jantar, e o que mais essas crianças precisarem e tiver ao nosso alcance. Algumas vezes precisam de medicação e a gente compra”, explicou o presidente. Os demais atendimentos oferecidos pela entidade são provenientes de trabalhos voluntários “na verdade a gente faz a parte do apoio de manutenção e tratamento e da estadia das crianças. São voluntários que contribuírem para prestar os serviços”, concluiu ele.

Nova casa trará atendimento humanizado

A obra terá um custo de mais 1,2 milhão para garantir uma assistência mais humanizada às crianças com câncer “a gente vai oportunizar às crianças de poderem ficar hospedadas com a sua família. Ela vai ter um apartamento só dela, isso para o tratamento vai ser fundamental, isso é humanização e respeito aos diretos humanos”, afirmou Isaías Fonseca, desembargador do Estado e voluntário do NACC.

Isaías ainda relatou que possuem 40% do valor para iniciar as obras “já temos grande parte do material de construção adquirido, doado e nós vamos conseguir os 100%”, disse. O desembargador ainda sugeriu que a nova casa recebesse o nome do idealizador do projeto Armando Del Nero “o nome é uma homenagem a um dos fundadores do NACC, Armando Del Nero, ele sempre lutou por isso aqui”, indagou Fonseca.

Lançamento da pedra fundamental aconteceu na sexta  Jota Gomes/Diário da Amazônia

Lançamento da pedra fundamental aconteceu na sexta Jota Gomes/Diário da Amazônia

As obras devem começar ainda este ano, e o presidente do NACC assumiu o compromisso de concluir no Dia das Crianças de 2016 “queremos no dia 12 de 2016, inaugurar oficialmente esta obra, esse empreendimento e dar de presente à sociedade, pra população de Porto Velho, pro Estado de Rondônia e quem mais precisar para que possamos recebê-los aqui”, garantiu Sidnei.

População pode realizar doações

Para ajudar na construção da nova sede o NACC conta com doações e também realizará um grande evento para arrecadar fundos “faremos um mega evento com uma grande distribuição de prêmios para arrecadar 1 milhão de reais, serão sorteados 10 motocicletas e um automóvel, precisamos do apoio do todos para que a gente possa alavancar essa construção”, afirmou Sidnei.

Núcleo recebeu muitas doações e espera receber muito mais “qualquer contribuição é muito bem vinda, inclusive agora que vamos começar a obra, principalmente mão de obra, material para construção, material elétrico e hidráulico, material de acabamento e material de base”, concluiu o presidente. As doações podem ser feitas na conta do NACC: Banco do Brasil, agência 3231-X, CC: 28670-2.

 

Por Ariadny Medeiros Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário