Porto Velho/RO, 01 Abril 2024 06:42:06
Diário da Amazônia

Não obedeceu a recomendação, achando que era corajoso

Dom Moacyr Grechi o defensor da ética e da moralidade, nos deixou na última segunda feira 17. ********** Posso afirmar com todas as..

A- A+

Publicado: 20/06/2019 às 12h29min

Dom Moacyr Grechi o defensor da ética e da moralidade, nos deixou na última segunda feira 17.

**********

Posso afirmar com todas as letras, que jamais vi uma pessoa tão perseverante quanto o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Porto Velho Dom Moacyr Grechi

*********

Ha alguns anos o entrevistei e pude constatar, o quanto ele era convicto com as coisas que defendia, em especial, se fosse relacionada com os menos favorecidos.

**********

Sua luta em defesa dos seringueiros do Acre, contra os grileiros das terras indígenas, o transforaram num homem a ser abatido

**********

Foi ameaçado várias vezes de morte, inclusive, aconselhado pelos órgãos de segurança do Acre a se ausentar do estado por alguns meses. “Até baixar a poeira”.

**********

Não obedeceu a recomendação, achando que era corajoso. Um dia contava Dom Moacyr, “estava numa estrada na cidade de Boca do Acre, encontrei um carro estacionado e vi que era do meu desafeto. Senti um frio da cabeça aos pés, entrei no Jipe, fui embora, e vi que, como todo mundo, tenho medo da morte”.

***********

Acompanhar um Sermão (Homilia), de Dom Moacyr durante a missa, era viajar pelo mundo da moralidade numa aula de civilidade sem precedente. Muito antes da existência dos que hoje se consideram Paladinos da Moralidade, ele já pregava abominando a prática da corrupção, principalmente nos órgãos públicos.

***********

Tinha mais, o sermão de Dom Moacyr não durava mais de 20 minutos porém, prendiam a atenção de todos.

**********

Hoje o corpo de Dom Moacyr descansa ao lado de outro bispo baluarte da defesa dos menos favorecidos Dom João Batista Costa.

***********

Foram 70 anos pregando o evangelho e fazendo o bem, desses, 21 foram em Porto Velho – Rondônia.

***********

Poucas vezes vi a Catedral Sagrado Coração de Jesus tão lotada, como nas missas rezadas durante todo o dia de terça-feira 18. Ali ficou latente o quanto a comunidade católica de Porto Velho e da Amazônia admirava Dom Moacyr Grechi.

***********

Que Deus guarde a alma desse homem, que dedicou sua vida pelos menos favorecidos! Descansa em PAZ PROFETA!

************

Por falar em religião, hoje o dia está cheio de eventos sacros.

***********

A igreja católica celebra o Corpus Christi cujo objetivo é celebrar o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

********

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

**********

Procissão de Corpus Christi sai da igreja de Nossa Senhora do Perpetuou Socorro no bairro Arigolândia, as 17 horas rumo a igreja de Nossa Senhora do Rosário no bairro Olaria onde será rezada missa campal.

*********

Outro evento religioso é a Marcha para Jesus que vai acontecer em Porto Velho A concentração é na rua dos Imigrantes com a Jorge Teixeira de onde sai as 17 horas, rumo a avenida Rio Madeira, retornando pela Imigrante até o local da partida onde será realizado show com cantores de música gospel. É uma ótima programação.

*********

A grande especificativa mesmo entre os cristãos de Porto Velho e região é a estreia da peça O Homem de Nazaré pelo Grupo Êxodo na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, a partir das 17h30 desta quinta feira.

**********

O ingresso é um quilo de alimento não perecível. Salientando que a peça O Homem de Nazaré será apresentada hoje dia 20, amanhã dia 21 e sábado dia 22.

*********

A Jerusalém da Amazônia fica no KM 13 da BR 364 sentido Candeias do Jamarí. Essa é a melhor pedida do final de semana. Lembrando que o espetáculo começa as 17h30.

**********

Tem ônibus saindo a partir das 16 horas do terminal da Euclides da Cunha (ao lado do Ferroviário)

O Homem de Nazaré a peça,

Estreia nesta quinta feira

Depois de seis anos sem ser apresentada, a peça “O Homem de Nazaré”, volta a cena teatral de Porto Velho, na noite desta quinta feira 20, na Cidade Cenográfica Jerusalém da Amazônia cujo acesso é no KM 13 da BR-364 sentido Candeias do Jamari.

De acordo com a coordenação de divulgação do Grupo Êxodo, a encenação vai começar as 17h30. “Vamos tentar cumprir o horário de início da encenação, para que a população que for prestigiar o espetáculo, poder voltar pra casa, até as 21 horas, já que a peça foi reduzida para Duas Horas e Meia este ano”, disse o presidente do grupo José Monteiro.

NOVIDADES

Considerado o maior espetáculo de fé “O Homem de Nazaré”, volta recheado de novidades, entre elas, a estreia do jovem Luís Gustavo Aldunate. no papel de Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus será a Caroline. Outra cena que vai contar com novo ator é a do Herodes que será interpretado pelo Nery Rodrigues que também assina a direção geral do espetáculo. Pilatos será interpretado pelo ator Haroldo Lima, enquanto João será o Waldemar Nazareno, Caifaz Carlos Noé; Judas Alexandre; Zerar Tino Alves, Pedro Luiz Alexandre e a cenografia esta sob a responsabilidade do Roberto Matias.

TRANSPORTE

O Grupo Êxodo conseguiu junto a SEMTRAN a liberação de uma linha de ônibus especial, que sairá a partir das 16 horas, da rua Euclides da Cunha ao lado do Ferroviário, rumo a Jerusalém da Amazônia. O Retorno será logo após o encerramento do espetáculo.

Valor do bilhete será R$-1,90 por viagem.

Apoio

O Grupo Teatral Êxodo conta com o apoio cultural da prefeitura de Porto Velho através das secretarias que tem a ver com eventos de grande porte, além da primeira dama do município Ieda Chaves e do governo estadual através da Superintendência Estadual de Turismo – Setur. “Venha reviver na mística cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia a Paixão do maior homem que o mundo já conheceu Monteiro. Coloca na sua agenda: 20, 21 e 22 de junho de 2019, às 17h30.” convida José Monteiro;

TURISMO

Temporada de turismo de aventura

tem calendário em Rondônia

O segmento turismo em Rondônia, está em plena expansão, graças a equipe convocada pelo superintendente da Setur Gilvan Pereira Júnior para auxiliá-lo no desenvolvimento dos vários projetos, que estão em fase final de elaboração, inclusive, alguns já estão sendo colocados em prática, como é o caso do Turismo de Aventura coordenado pelo turismólogo Saulo Jiordani que deu início a temporada 2019 domingo passado 16, promovendo o passeio de Caiaque no Rio Madeira. “Essa atividade também vai ocorrer nos rios Das Garças no Tapajes ou Souza, sempre nos finais de semana e feriados. “Quem é mais radical, tem opção de Rapel na Ponte do Madeira”.

OUTRAS ATRAÇÕES

Quem quer relaxar e sair da cidade pode conhecer a região turística de Ouro Preto na Expedição Vale das Cachoeiras que terá duas saídas. Aos demais aventureiros, no mês de julho (dia 14), a empresa Amazônia Adventure realizará pelas trilhas do Parque Ecológico o primeiro evento do tradicional “Rally a Pé de Regularidade”, competição entre equipes que farão percurso pré-determinado enfrentando obstáculos naturais e se divertindo em Equipe.

Informações pelo fone (69) 99256-0007



Deixe o seu comentário